RSS

Eurogame – o que é?

23 nov

O universo dos games tem crescido consideravelmente desde o fim da década de 90 e isso, sem espanto, gerou inúmeros conceitos que podem parecer estranhos para os não adeptos, acostumados aos jogos simples de suas infâncias. Irei apresentar semanalmente alguns grupos mais importantes – ameritrash, deck-building, wargames, etc. – indicando as características que fazem esses jogos serem especiais.

 EUROGAMES

Colonizadores de Catan

Responsável pela nova onda de boards, o estilo “euro” começou com a criação do jogo “Die Siedler von Catan” (“Os Colonizadores de Catan”) em 1995, feito pelo designer alemão Klaus Teuber. Embora ainda possua um pé em jogos antigos, logo outros jogos surgiram para solidificar a estrutura – Carcassonne, Caylus, Samurai, etc. – e como a maioria desses foi feita por europeus, daí o nome Eurogame. Obviamente hoje qualquer pessoa do mundo pode fazer um jogo que seja considerado um “Euro”, cujas características principais são:

  1. Pouca ou nenhuma sorte – esses jogos são fundados em grande parte na habilidade mental dos jogadores e não em lances de dados. Há geralmente alguma aleatoridade – por exemplo para decidir quem será o primeiro jogador, algumas cartas sorteadas, etc. – mas existe alguma forma de equilíbrio compensatório. Com isso as derrotas e vitórias são muito mais graças ao talento do que a uma jogada milagrosa.
  2. Igualdade – todos os jogadores começam o jogo da mesma posição, com as mesmas possibilidades.
  3. Até o fim – nesses jogos não é possível um jogador ser eliminado – até a última rodada todos permanecem em jogo, possivelmente com chances de vitória.
  4. Tema colado à mecânica – os temas são bem livres, muitas vezes sendo adicionados aos jogos posteriormente. Um jogo pode ser sobre a europa medieval ou sobre espaçonaves e ter exatamente as mesmas mecânicas. De um lado perde-se na imersão, mas de outro ganha-se no sistema.
  5. Designer – os euros são jogos de designers e sempre enfatizam isso – com o nome ressaltado na capa (algo que no Brasil as empresas demoraram a entender). Assim, é possível acompanhar os trabalhos de um grande criador e seu estilo.
  6. Conflitos leves – nos euros os jogadores raramente se prejudicam diretamente, não se atacam – geralmente é a questão de escolher uma opção antes, privando o oponente da mesma.
  7. Chance a todos, mas complexo – Um bom Euro busca possibilitar que qualquer um possa jogá-lo com chances de vitória – isto é, um novato pode vencer – mas ao mesmo tempo recompensa não apenas considerações mais detalhadas durante a partida mas também estudos a longo prazo sobre as possibilidades do jogo.

Reiner Knizia, um dos mais conceituados designers de Eurogames.

Vale ressaltar que o estilo não é uma camisa de time de futebol que você irá vestir até o fim de sua vida, ignorando outros – um verdadeiro gamer irá conhecer, respeitar e se divertir com todos os estilos de jogos que existem, importando-se apenas com uma coisa – o jogo ser bom. De fato há jogos maravilhosos que se utilizam um pouco de uma mecânica de Euro, um pouco de Wargame, etc.

Ao mesmo tempo algumas das características que os Euros trouxeram à mesa são hoje utilizadas em outros estilos – você compra um Wargame e lá está o nome do autor; você joga um combate na Segunda Guerra e percebe-se que houve enorme esforço para que o combate seja equilibrado; ao invés de apenas jogar-se dados, em muitos jogos de guerra atuais existem cartas ou outros artifícios para permitir maior equilíbrio; todos os bons Ameritrashes permitem que os jogadores estejam no jogo ativamente até a última rodada. Perceba que em muitos jogos antigos isso não era sequer possível!

Semana que vem irei comentar sobre “Ameritrashes”, jogos com grande imersão e mais “caóticos” que os Euros. Até lá!

Anúncios
 
6 Comentários

Publicado por em 23/11/2012 em BoardGames, Geral

 

Tags: , ,

6 Respostas para “Eurogame – o que é?

  1. Felipe Baumel

    23/11/2012 at 3:54 PM

    Bacana a matéria. Ajuda os novatos (como eu). Seria interessante se você colocasse algumas indicações de jogos do estilo em questão.

     
    • vazquezramos

      23/11/2012 at 9:26 PM

      Oi, Felipe, obrigado pelas palavras! Os jogos que eu cito são todos excelentes – Caylus, Carcassonne, Samurai (que é do Knizia) – recomendo todos, são jogos maravilhosos. Eu admito que não sou grande fã do Catan, mas conheço gente que adora. Catan e Carcassonne existem em versão nacional, são boas versões mas que infelizmente não podem ser combinadas com as expansões estrangeiras desses jogos.

       
      • Felipe Baumel

        28/11/2012 at 11:32 AM

        Eu estou querendo me aprofundar nos jogos de tabuleiros e com muitas opções e preços salgados (principalmente se você importar) fica bem difícil escolher por onde começar. Qual você recomendaria para um iniciante? Colonizadores de Catan mesmo (já que é fácil de achar em lojas aqui no BR)? Mais uma vez, parabéns pela matéria. Abraço;

         
  2. herrmiller

    23/11/2012 at 4:58 PM

    Tenho certeza que o Gustavo vai colocar um mundo de coisas interessantes sobre os jogos de tabuleiro ao longo das suas postagens, fiquem ligados pois vocês vão gostar !

     
  3. vazquezramos

    28/11/2012 at 1:25 PM

    Felipe, eu creio que o Carcassonne (Domínio de Carcassonne em português) é uma escolha muito boa. O Catan pode desagradar, além de ainda ter muita coisa dos jogos antigos – muita sorte e pode se tornar um tanto irritante. A Grow parece que vai lançar futuramente o Ticket to Ride, outro jogão. Então ficam essas duas dicas, mesmo que você compre importado: Carcassonne e Ticket to Ride!

     
    • Felipe Baumel

      28/11/2012 at 2:13 PM

      Valeu pelas dicas! Vou atrás destes então. Abraços!

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: