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GUERRA DE BRINQUEDO – Jogando com miniaturas =FOW= (parte I )

24 nov

(por HerrMüller)

Agora você vai  entender como se processa um JOGO DE GUERRA COM MINIATURAS, , desde o início da montagem do exército, até a essencia do uso de regras e seu desenrolar na mesa de jogo, será praticamente uma batalha virtual que voce pode acompanhar aqui, mantenha a cabeça abaixada e siga-me.
Vamos usar o sistema de regras para segunda guerra mundial mais em voga na atualidade, FLAMES OF WAR, elaborado para uso com miniaturas na escala 1 para 100, acompanhe :

Montando o exército:

Deve-se usar um  LIVRO DE INTELIGÊNCIA, específico de determinado período, batalha ou operação, escolhe-se a ‘força’ que se vai colocar na mesa, esta escolha é muito variável e normalmente limitada as miniaturas que o jogador pode colocar na mesa, mas não necessariamente.
Este livro de inteligência vai trazer listas de exércitos com todas as tropas envolvidas , sua natureza, características, regras especiais, moral e treinamento, e vai determinar pontos para cada uma delas. Existem inúmeros ‘livros de inteligência’ , retratando teatro de operações que vão do início ao fim da guerra.
Ambos os jogadores devem escolher exércitos inimigos que pertençam ao mesmo livro de inteligência ( ou sejam compatíveis com o mesmo ) , isto serve para evitar não só desequilibrío mas situações irreais ou bizarras como por exemplo tanques de guerra franceses extremamente vulneráveis e obsoletos do começo da guerra lutando contra tigres 2 germanicos extremamente blindados e poderosos que só foram empregados no final da guerra.
Dentro das inúmeras possibilidades, a mistura que se pode enviar para a frente de batalha varia desde tropas exclusivamente de infantaria passando por tropas mecanizadas ( infantaria e veiculos ) e indo até uma força blindada pura ( tanques de guerra ) , entre estas classes ( infantaria, artilharia e veículos ) as mais básicas são :
Infantaria : soldados regulares , metralhadores, morteiros, atiradores de elite, oficiais, armas pessoais anti-tanque
Veículos :  tanques de combate  leves, médios e  pesados, canhões auto-propulsados, transportadores meia lagarta, caminhões, jipes
Artilharia :  canhões de bombardeio (howitzer), de tiro tenso (direto), leves, médios e pesados, com ou sem escudo frontal, fixos, móveis ou rebocados.

Os jogadores combinam o ‘tamanho’ da partida, quer dizer, qual a pontuação maxima que os jogadores vão dispor para ‘comprar’ tropas para montar o seu exército.
Para exemplo vamos considerar uma partida pequena no valor de 600 pontos.
E vamos usar o LIVRO DE INTELIGÊNCIA :   FORTRESS EUROPE
Este livro cobre o período ‘pleno’ e ‘tardio’ da segunda guerra em toda a Europa.
Trás as informações para uso dos exércitos das seguintes forças :
ESTADOS UNIDOS
INGLATERRA
UNIÃO SOVIÉTICA
ALEMANHA

As 3 primeiras forças combatem contra a última.
Para o exemplo que se segue vamos considerar que os jogadores escolheram
Estados Unidos X Alemanha

MONTANDO OS EXÉRCITOS :
O livro de inteligência para o período, FORTRESS EUROPE, relata que os exércitos no período eram fundalmentalmente :
TREINADOS ou VETERANO , e na questão de moral eram normalmente   CONFIANTE ( as vezes RELUTANTES, e as vezes DESTEMIDOS )
e isto vai influenciar em todas as rolagens de combate e moral que ocorrerão durante a partida, e também influenciam no valor dos pontos de cada unidade, quer dizer, unidades mais treinadas são mais dificeis de serem atingidas, se tem alta moral são menos suscetiveis de se acovardarem, porém são mais valiosas, e sua pontuação é maior, então haverá sempre uma equação a ser feita entre : QUALIDADE versus QUANTIDADE , quanto mais elite for a sua tropa, mais valiosa, e então menos contingente chegara a mesa, apesar do motivo principal deste arranjo servir para EQUILIBRAR as coisas em uma partida, também mantém um bom  pé na realidade, porque sempre foi mais dificil de se possuir e colocar em combate tropas de elite em um unico conflito, sendo muito mais fácil colocar grandes contingentes com muito menores qualidades de combate
( mas nada impede que os jogadores façam um arranjo diferente para por exemplo reproduzir uma batalha ou episódio histórico que seja sensivelmente mais desequilibrado, CONSIDERE ENTRETANTO que mesmo usando o sistema de pontos, as escolhas dos tipos de tropas são tantas e tão variadas, que as discrepancias e desequilibrios ocorrerão, mas não tenderão a sair muito de controle, porém adquirirão aspectos muito realistas, por exemplo fazendo com que mesmo numa partida de igual pontuação um dos lados adquira grande vantagem se por exemplo fizer uma escolha bem apropriada para a missão designada, ou topar com um exército inimigo que desafortunadamente fez uma escolha infeliz de tropa que seja especialmente vulnerável ao tipo do inimigo )

MONTANDO O EXÉRCITO ALEMÃO DE 600 PONTOS:
Como a pontuação é pequena e o jogador alemão não sabe o que esperar do inimigo, ele resolve escolher uma tropa fundalmentalmente de INFANTARIA, ou seja, de soldados a pé, que tem o nome de:
GRENADIERKOMPANIE
Consultando o LIVRO DE INTELIGENCIA ele constata que :
HQ – é mandatório que ele  deve ter dois grupos de comando geral, o PRIMEIRO em comando, e o segundo em comando ( 2iC) ( normalmente seriam um capitão e um primeiro tenente ) , composto de duas bases pequenas contendo 3 homens na escala 1/100 em cada.
custo básico =  40 pontos
PELOTÃO DE COMBATE – como é uma companhia de infantaria, é MANDATÓRIO que ela possu ao menos DOIS pelotões de combate ( pode ter mais, mas dois é o mínimo ), o jogador consulta o livro e ve que pode ter pelotões com 3 ou 2 esquadrões em CADA pelotão, ele opta pelos pelotões  menores , para pagar um valor menor e sobrar mais pontos para tropas diversificadas. Isto quer dize que cada pelotão dois 2 obrigatórios terá 2 esquadrões , que se compoem de 2 bases médias de miniaturas em CADA esquadrão (  contendo 4 a 5 soldados por base )
( devo trazer adiante uma explicação pormenorizada de como se compõem a estrutura militar de um exército, por ora reforço que :  o que vai para a mesa de jogo é UMA COMPANHIA, de infantaria, ou mecanizada, ou blindada, esta companhia é dividida em PELOTÕES, estes pelotões são divididos em ESQUADRÕES e finalmente estes são divididos em GRUPOS DE COMBATE , não se preocupe com isto agora, é fácil se familiarizar com tudo em uma ou duas partidas )
custo de pelotões com 2 squads = 110 pontos ( cada )
PELOTÃO DE METRALHADORA – o jogador não quer deixar de colocar metralhadoras pesadas no seu ‘time’, ele sabe que elas atiram bem e mais distante,  o manual explica que o pelotão de metralhadora pesada pode ser composto de UMA ou DUAS SEÇÕES, cada seção é composta de DOIS times de metralhadores ( um time de metralhador quer dizer : um atirador, um municiador, um ajudante ou escolta ), em resumo um pelotão com UMA SEÇÃO  terá DUAS bases médias em que cada uma contém o grupo de metralha supra citado ( em resumo mesmo, são DUAS METRALHADORAS então ) , o jogador vai optar por este pelotão menor para de novo economizar pontos para outras coisas :
custo básico = 80 pontos ( duas metralhadoras, ou seções )
PELOTÃO DE MORTEIROS – morteiros são na verdade um tipo de artilharia portátil, composto de um pequeno tubo onde ao se jogar uma granada a mesma é expelida na vertical e vai fazer um arco no céu e cair sobre as posições do inimigo, é muito útil para apavorar o mesmo e atingi-lo sobre obstáculos, ou sem ve-lo diretamente, o jogador não quer deixar de provar o funcionamento deste tipo de arma e resolve escolher um pelotão de pequeno tamanho deste tipo.
Ele opta por um pelotão com uma única seção de morteiros ( quer dizer, duas peças de morteiro ) , bases médias cada uma com um morteiro e sua equipe.
custo básico = 80 pontos
* detalhe : cada PELOTÃO tem uma base extra pequena que representa o seu ‘comando’ ( normalmente um segundo tenente ou primeiro sargento ) 
CONTABILIZAÇÃO PARCIAL :

O jogador faz as contas de quanto esta base de infantaria lhe custou e quanto ele ainda tem para ‘investir’ ( a palavra adequada é MOBILIZAR ) na sua tropa :
HQ = 40 +
2 PELOTÕES COMBATE com 2 ESQUADRÕES CADA= 220 +
1 PELOTÃO METRALHADORA PESADA 1 SEÇÃO = 80 +
1 PELOTÃO MORTEIROS 2 SEÇÕES = 80
SUBTOTAL = 420   , A DISPOSIÇÃO = 180 pontos

Agora o jogador examina avidamente o livro de inteligencia de sua GRENADIERKOMPANIE e descobre que SIM, ele pode ter alguma força de blindados mesmo na sua companhia de infantaria simples ! ,  ele ve que pode ‘requisitar’ forças do APOIO DIVISIONAL, mas descobre que numa partida com somente esta pontuação as escolhas vão ser difíceis e escassas, ele matuta e corre os dedos pela lista, gostaria de pegar um pelotão de ASSALT GUN  de boa qualidade , composta de 2 tanques STUG ( foi o cavalo de combate em todas as frentes do exercito alemão na guerra ) , mas eles custam 190 pontos, ele só tem 180 ! que decepção.
ALGUNS BLINDADOS DE SEGUNDA LINHA :
Ele pode abrir mão do pelotão de metralhadora pesada ou morteiro e reaver 80 pontos e comprar os tanques, mas resolve manter o que tem, ele gostaria de por ao menos um TIGER mas custa 215 pontos, o livro permite um pelotão de tanques médios mas o valor de um  pelotão minimo ( com 2 elementos ) é 285, ou pode ser baixado até 185 se forem tanques bem ruinzinhos do começo da guerra, chamados panzer III , é, com 180 de recursos remanescentes ele não vai poder pegar blindados padrões, então ele opta por pegar 1 pelotão de  ASSALT GUN com 2 elementos chamado de Brumbär,  inferior ao Stug, de blindagem mais fina e um canhão curto e menos potente:
BRUMBÄR
custo básico = 140 pontos

SOBRAS DE GUERRA = 40 pontos sobraram, e nada mais de tropa completa pode ser adquirido com este valor irrisório, então só resta ao jogador gastar este saldo em equipamento extra para incrementar o que ele já possui :
HQ + 25 pontos =  acrescenta um grupo com um PANZERSCHRECK ( o equivalente a bazooka norte-americana, arma anti-tanque portatil
PELOTÃO DE COMBATE + 10 = com 1 PANZERFAUST ( é uma bazooka de um tiro unico, como um rojão de festa )
PELOTÃO DE METRALHADOR + 5 = o comando do pelotão de metralhadoras agora leva junto uma carga de explosivo anti-tanque, incrementando seu poder anti-tanque se a situação apertar.
FORÇA COMPLETA :
1 HQ ( 2 bases pequenas representando o primeiro e segundo em comando )
2 PELOTÕES DE COMBATE + 1 HQ ( 8 bases médias + 1 pequena HQ )
1 PELOTÃO METRALHADORA 1 seção ( 2 bases médias + 1 pequena HQ )
1 PELOTÃO MORTEIRO 1 seção ( 2 bases médias + 1 pequena para o HQ )
1 PELOTÃO CANHÃO DE ASSALTO ( 2 tanques Brumbär , um deles já é o HQ )

um time de morteiro alemão

o CANHÃO DE ASSALTO AUTO PROPULSADO Brumbär

E é isto! Achou difícil? mas não é , só um pouco no início, e não esqueça que isto já e grande parte da brincadeira, escolher o exército em minúcias, experimentar disto e daquilo, e surpreender o inimigo, isto não tem preço !
Agora vamos ao exército NORTE-AMERICANO, e depois ao combate !

a COMPANHIA DE GRANADEIROS ALEMÃES DE 600 PONTOS :

A GRENADIERKOMPANIE completa :  HQ + 2 pelotões de combate + 1 pelotão de metralhadora pesada + 1 pelotão de morteiros + 1 pelotão de canhoes auto propulsados …..

HEADQUARTER GERAL ( HQ )  com o 1° e 2° em comando

2 pelotões de combate com dois esquadrões em cada um ( cada esquadrão tem 2 grupos ) com seus HQs ( comandados por um tenente )

pelotão de metralhadora pesada composto por 1 seção ( 2 metralhadoras ) mais seu  HQ

pelotão de morteiros com uma seção ( duas peças de morteiros ) mais seu HQ e mais uma unidade de OBSERVADORES AVANÇADOS

pelotão de canhões autopropulsados BRUMBÄR ( como não possuo tais veículos estou usando os canhões autopropulsados STUG IV )

CONTINUA ( na próxima semana ) …..

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1 comentário

Publicado por em 24/11/2012 em Geral

 

Uma resposta para “GUERRA DE BRINQUEDO – Jogando com miniaturas =FOW= (parte I )

  1. João Carlos Thyranicus

    07/02/2013 at 10:18 AM

    MUITO BOM MILLER!!! FLAMES OF WAR SEM DUVIDA É O MELHOR JOGO DE MINIATURAS NO MERCADO!!!

    🙂

     

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