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GUERRA DE BRINQUEDO = jogando com miniaturas ( parte III )

01 dez

….APRENDA a jogar com miniaturas com o sistema de jogo FLAMES OF WAR, ambientado para a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Da montagem dos exércitos vamos a escolha das missões e suas regras particulares, depois iniciaremos a batalha esmiuçando regras e explicando o funcionamento, acompanhe.
 (por HerrMiller)

Haviamos combinado uma partida de FLAMES OF WAR, jogo de guerra em miniaturas na escala de 1 para 100, que usa um típico espaço de jogo de 1,80 x 1,20 metros, peças de cenário de confecção totalmente artesanal, peças adquiridas da inglaterra com vários componentes reproduzidos artesanalmente, estipulamos que o TAMANHO da partida seria de 600 pontos, no período pleno da guera, o que quer dizer, consultarmos o INTELIGENCE BOOK específico para o período chamado FORTRESS EUROPE , e com ele adquirirmos contingente militar até atingir o limite de 600 pontos, que é considerado uma partida de tamanho pequeno.
Os exércitos participantes são Alemães versus Norte-Americanos, todos os detalhes da montagem dos respectivos exércitos foram explorados nos dois capítulos anteriores, o lado alemão escolheu uma companhia de infantaria e o norte-americano ficou com uma companhia de carros blindados.

Agora vamos ver como o restante da partida vai se desenrolar, seguindo apressadamente virão as seguintes etapas :

1- montagem da mesa de jogo, a escolha no caso foi de que cada lado colocaria uma peça de cenário ao seu gosto no lugar que desejar sobre a mesa, quando ambos acordarem sobre a quantidade de peças sobre a mesa a montagem termina.
As peças disponíveis para este jogo são :
florestas , colinas ,  campos de cultivo , vilas , estradas, rios.
Algumas vezes a disposição de algumas peças de terreno no cenário vai depender ou ser adequada ao tipo de missão que se vai jogar.

 4730852

2- Os jogadores rolam um dado para escolher a MISSÃO que irão jogar ( se já não tem alguma coisa específica em mente )
As missões demonstram qual a situação tática e dramática  do campo de batalha, e em cada uma delas são aplicadas algumas regras particulares retiradas de um conjunto maior que regem e determinam situações particulares para aquele tipo especifico de missão :
1-FREE FOR ALL :
Nesta missão ambos os lados entra em cada lado da mesa no sentido do longo eixo, ambas estão em movimento.
Cada jogador coloca 2 marcadores de objetivo no lado inimigo ( em qualquer lugar dentro de uma área delimitada ).
A partida termina quando algum dos jogadores tomar posse de um objetivo inimigo ( mas sempre pode ser acordado um tempo limite onde a partida deve ser encerrada )
O vencedor é o jogador que tomou o objetivo, entretando para saber a proporção da vitória ou derrota faz-se a contagem de PONTOS DE VITÓRIA, explicada adiante.
REGRAS PARTICULARES :
LUTA LIMPA / BATALHA EM MOVIMENTO
https://i2.wp.com/i921.photobucket.com/albums/ad51/Von_Miller/blogs/1.jpg

2- ENCONTRO :
Uma força em avanço encontra o inimigo que resolve defender sua posição.
O atacante vence se tomar o objetivo das mãos do defensor, caso contrário a condição de vitória será determinada através do cálculo dos PONTOS DE VITÓRIA.
REGRAS PARTICULARES : RESERVAS ATRASADAS / LUTA LIMPA / BATALHA EM MOVIMENTO / RESERVAS ESCASSAS
https://i0.wp.com/i921.photobucket.com/albums/ad51/Von_Miller/blogs/2.jpg

3- SEGURE A LINHA :
Um dos lados possui posições defensivas preparadas e  deve repelir um assalto lançado pelo inimigo.
Esta batalha é jogada no eixo mais curto da mesa ( quer dizer, cada lado sai de uma das pontas menores da mesa ) , e o lado defensor possui dois objetivos a serem conquistados
O jogo termina com vitória do atacante se ele tomar e segurar até o fim do turno algum dos objetivos, senão o defensor vence.
REGRAS PARTICULARES :
EMBOSCADA / BATALHA DEFENSIVA / POSIÇÕES PREPARADAS / RESERVAS
https://i0.wp.com/i921.photobucket.com/albums/ad51/Von_Miller/blogs/3.jpg

4- LUTANDO EM RETIRADA :
Um dos lados decide recuar ordenadamente cedendo terreno ao inimigo para manter a integridade de suas forças enquanto retira para posições mais bem defendidas.
Usa o longo eixo da mesa ( cada força sai a partir da borda longa da mesa )
O atacante vence se segurar um objetivo no lado inimigo, senão o defensor vence, algumas missões podem parecer iguais mas não são, apesar dos objetivos se assemelharem as regras particulares impõem uma diferença tática bem diversa.
REGRAS PARTICULARES :
EMBOSCADA / POSIÇÕES PREPARADAS / BATALHA DEFENSIVA / RETIRADA
https://i2.wp.com/i921.photobucket.com/albums/ad51/Von_Miller/blogs/4.jpg

5- ROMPENDO ATRAVÉS :
O atacante tem levado a melhor na frente de combate e recebe ordens de avançar fundo numa ponta de lança.
A batalha é jogada no longo eixo da mesa, com metade da mesma ocupada pelo defensor, entretanto o objetivo para o atacante se situa em um unico quarto da mesa no lado inimigo, que representa o ponto de ruptura desta força inimiga onde o atacante conseguira romper através do mesmo.
O atacante vence se conquistar esta pequena área, caso contrário o defensor vence.
REGRAS PARTICULARES :
BATALHA DEFENSIVA / RESERVAS ATRASADAS / RESERVAS MÓVEIS / POSIÇÕES PREPARADAS
https://i1.wp.com/i921.photobucket.com/albums/ad51/Von_Miller/blogs/5.jpg

6 – O CALDEIRÃO :
Situação típica mas muito crítica que podia envolver certo lado do conflito, quando uma força militar se ve cercada pelo avanço inimigo.
Tem a configuração de mesa mais atípica de todas, um círculo no centro da mesa determina o território do defensor, e o atacante surge por todos os lados.
O defensor vence se conseguir resistir, caso contrário o atacante vence.
REGRAS PARTICULARES :
BATALHA DEFENSIVA / RESERVAS ATRASADAS / EMBOSCADA IMEDIATA / POSIÇÕES PREPARADAS / RESERVAS / POSICIONAMENTO AO ACASO
https://i2.wp.com/i921.photobucket.com/albums/ad51/Von_Miller/blogs/6.jpg

7 – ESTRADA BLOQUEADA :
Também tem uma configuração de mesa bem particular, na metade da mesa no sentido do longo eixo passa uma estrada, uma parte da força defensora segue por ela e é emboscada pelo inimigo que surge do lado da estrada mais próximo da borda, então o restante da força defensora parte lá do outro lado da mesa em socorro da força emboscada.
O defensor só vence se conseguir segurar o objetivo na estrada, qualquer outra situação da vitória ao atacante.
REGRAS PARTICULARES :
EMBOSCADA / BATALHA DEFENSIVA / CORRENDO PARA O RESGATE / RESERVAS.
https://i1.wp.com/i921.photobucket.com/albums/ad51/Von_Miller/blogs/7.jpg

Este é o grupo básico de missões do jogo FLAMES OF WAR, mas o manual ainda apresenta alguns tipos mais complexos de missão, algumas que fazem uso de FORTIFICAÇÕES  ( posições defensivas pesadas e obstáculos , como bunkers, casamatas, trincheiras, arame farpado, campo minado e engenheiros ), e também aborda o COMBATE URBANO cerrado, como ocorreu em STALINGRADO. Vamos ver algo sobre elas:
https://i2.wp.com/i921.photobucket.com/albums/ad51/Von_Miller/blogs/8.jpgAqui mostra como a missão é apresentada no manual FLAMES OF WAR : uma breve introdução explicando o que poderia hipoteticamente levar aquela situação de combate, de depois as instruções detalhadas para configuração da missão, como a disposição do cenário, as regras especiais, condições de vitória, quem começa, quem ataca ou defende, etc…. 

8- LUTA EM TRINCHEIRAS :
O atacante sai de uma borda curta da mesa, encontra uma posição de entrincheiramente inimigo no caminho, deve supera-la e chegar até um dos objetivos situados na outra metade da mesa.
REGRAS PARTICULARES :
EMBOSCADA / BATALHA DEFENSIVA / BATALHA INTENSA / FORTIFICAÇÕES LIMITADAS / BOMBARDEIO PRELIMINAR / POSIÇÕES PREPARADAS.

9- A GRANDE OFENSIVA ( THE BIG PUSH ) :
Atacante sai de uma borda curta da mesa, avança por todo seu lado da mesa e encontra o inimigo posicionado no meio, em posições fortificadas e deve alcançar os objetivos que estão bem distantes quase na borda oposta.
E uma batalha de ataque em profundidade para uma das partes.
REGRAS PARTICULARES :
BATALHA DEFENSIVA / RESERVAS ATRASADAS / FORTIFICAÇÕES / BATALHA INTENSA / BOMBARDEIO PRELIMINAR / POSIÇÕES PREPARADAS.

10 – NEM UM PASSO ATRÁS :
O título da missão faz referência as ordens de Stalin, quando a ofensiva germanica na união soviética parecia que ia levar tudo pela frente e aniquilar o inimigo.
Stálin lançou diretrizes especiais entre elas a ordem de não recuar sob nenhuma circunstância sob pena de morte.
Atacante e defensor saem das menores bordas opostas da mesa, e tem objetivos que ficam no meio do caminho no lado oposto, a mesa de jogo pode ser arrumada com alta densidade de casas e edifícios para tipificar o estilo de combate urbano proposto.
REGRAS PARTICULARES :
ATRAVÉS DO VOLGA / EMBOSCADA / COMBATE APROXIMADO / LUTA LIMPA / BATALHA INTENSA / POSIÇÕES PREPARADAS / LUTA DE RUA / ESGOTOS

…. aguardem para breve a continuação… vamos ver no que consiste estas REGRAS PARTICULARES, e depois finalmente iniciar a partida.

Visite meu diário de observações astronômicas :
http://astronomia.atspace.co.uk
0512M64blackeyegalaxy

 

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Publicado por em 01/12/2012 em Geral

 

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