RSS

Jogando o novo Jogo da Vida com Meninas!

04 dez

Jogo da Vida, um dos clássicos de tabuleiro, foi remodelado e atualizado, joguei com a minha sobrinha e suas amigas neste fim de semana. Resultado, foi divertidíssimo!
por Hugo Fernando

https://i0.wp.com/www.toymania.com.br/arquivos/ids/820500_10/34171.jpg

Senhoras e Senhores. Tenho duas sobrinhas, uma de três e outra de nove anos. Cada uma, a sua maneira, é fantástica. Neste fim de semana foi a festa de aniversário da mais nova, no meio da festa a mais velha trouxe um jogo que havia dado para ela há algum tempo, como não lembrava das regras resolvi jogar com ela e suas amigas.

O jogo em questão é a versão em cartas do clássico Jogo da Vida.

A estrela está dando uma revitalizada em seu jogos, com isso ao invés de carregar uma caixa com um tabuleiro enorme e cheio de peças, o jogo foi adaptado para cartas, o que torna muito mais fácil seu transporte. Este é um fator importante, mas não é o mais interessante, esta mudança de formato deixou o jogo muito mais interessante e exige muito mais da imaginação da criança. Hoje ele está muito mais para um RPG do que para um jogo de tabuleiro.

Jogo da Vida com as meninas

Jogo da Vida com as meninas

Para quem não sabe, o objetivo do Jogo da Vida clássico é o seguinte: Você deve se formar, conseguir uma carreira, casar, ter filhos e ficar rico. Ao fim do jogo, quem tem mais dinheiro ganha. Agora as coisas não são muito diferentes, porém, ao invés de conseguir as coisas na sorte da roleta, você tem que contar uma história de como conquistou as coisas, tudo com base nas cartas que recebe. Por exemplo, com a carta “casamento debaixo do mar”, você tem o direito de casar, mas para fazer isto tem que contar uma história de como chegou a este ponto, e é isto que torna o jogo muito mais rico e interessante que sua versão antiga.

A parte mais divertida foi acompanhar o desenvolvimento de cada história. Enquanto adulto, você quer manter a coerência em tudo. Jogar com crianças é fantástico pois elas não estão nem aí para isto, e as histórias ficam hilárias.

Outro ponto que eu vi e gostei neste jogo, foi a questão da facilidade para dar asas a imaginação. Quando começamos a jogar, a menina de azul em primeiro plano, não sabia como começar a contar uma história. A primeira vez, ela me mostrou a carta que queria baixar, eu contei uma história, ela gostou e colocou a carta em jogo, na segunda vez eu comecei e ela terminou,a partir da terceira ela já estava totalmente confortável em inventar sua própria história. Sou engenheiro, não entendo nada de educação e pedagogia, mas tenho a sensação que, de alguma forma, isto deve ser bom para as crianças.

Então meus amigos, esta é a minha dica para todos nesta semana. Pegue um jogo acessível, reúna um grupo de crianças e jogue com elas, você irá fazer um grande favor para elas por apresentar o mundo jogos, seja tabuleiro, cartas, RPG, etc, e para você mesmo, pois acredite, você dará risadas como nunca, as tiradas das crianças são ótimas, principalmente se tiverem que inventar alguma história!

Pra fechar, a imagem do clássico tabuleiro do jogo da vida. Na boa, se você ainda não conhecia, por favor, saia do meu blog agora e vá acessar o site da Ana Maria Braga!

jogo-da-vida

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em 04/12/2012 em BoardGames, Cardgames, Jogos

 

Tags: , , ,

4 Respostas para “Jogando o novo Jogo da Vida com Meninas!

  1. Jardel Maximiliano

    04/12/2012 at 1:13 PM

    cara, sou psicólogo e o jogo da vida antigo era ótimo para trabalharmos as escolhas dos sujeitos nas mais diversas instâncias. O Formato antigo era bom, mas bem limitado. Com esta expansão de possibilidades, melhora ainda mais a nossa possibilidade de trabalho e de uso desta ferramenta.

    òtimo artigo!

     
  2. Marina

    04/12/2012 at 9:44 PM

    Adorei o post!!! O cara que gosta mais de ficar na companhia de crianças do que de adultos em festas: ESSE CARA É O HUGO!!!

     
  3. Justiniano Mota

    06/04/2013 at 9:26 AM

    Gente, alguém tem o tabuleiro digitalizado que me possa enviar por mail para eu imprimir?
    ou alguém sabe ou possa fazer download?
    (parece ser um jogo fabuloso)
    obrigado.

     
    • Hugo

      06/04/2013 at 10:05 AM

      Salve Justiniano,

      Este jogo custa R$ 14,9 em qualquer lojas americanas ou equivalente. Sai mais barato comprar um original novo do que mandar plotar!

      Até mais!

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: