RSS

Wargame – o que é?

07 dez

Um estilo antigo que jamais perdeu sua função – divertir enquanto retrata fielmente as histórias dos conflitos bélicos!

por Gustavo Vazquez Ramos

Continuando nossa explicação sobre os estilos de jogos mais recorrentes nos dias de hoje, iremos falar sobre Wargames.

Os Wargames são mais antigos que os Eurogames e Ameritrash – de fato, podemos considerar que suas origens remontam ao século XIX, com grupos de entusiastas se reunindo mais ou menos como se faz nos dias de hoje. Desde então o objetivo é reproduzir ludicamente os sistemas e considerações que os militares utilizam em seus planos de batalha.

H.G.Wells, conceituado autor britânico de ficção científica, escreveu livros sobre Wargames no início do século XX.

O básico é termos uma batalha (real ou até mesmo imaginária) representada com veracidade. Em resumo, o jogo deve ser capaz de mostrar através de suas mecânicas um fato real (ou descrito em ficção) com verissimilhança, além de permitir estudos coerentes de possibilidades não ocorridas mas possíveis. Obviamente, quanto mais divertido isto for, melhor!

A grande maioria dos Wargames é feita para dois jogadores, o que pode dificultar ou facilitar a realização dos jogos, dependendo do tipo de grupo de amigos que o jogador possui. Mas existem alguns para mais jogadores, como o famoso Here I Stand, que é excelente com 3 ou 6 jogadores, e retrata uma guerra religiosa – a expansão do Protestantismo na Europa. Outros Wargames também se preocupam com batalhas psicológicas, como o conceituado Twilight Struggle, sobre a Guerra Fria, ao invés somente de tiros e explosões (embora eu, obviamente, adore tiros e explosões nos jogos)!

Uma parte do mundo dos Wargames é constituída de jogos feitos com materiais de papel – counters, tabuleiros, fichas, etc. Outra é a das miniaturas, que envolve não apenas os jogos em si mas o próprio hobby do miniaturismo – pintar as peças, criar cenários, etc (para saber mais sobre isso recomendo a leitura dos posts do Müller aqui mesmo no Eu Gosto de Jogar). Há, é certo, amalgamas – jogos de tabuleiro mas com peças de plástico – dos quais Memoir ’44, é um bom exemplo.

Se eu pudesse jogar Wargames toda semana, eu já teria comprado esse aqui…

Um fator importante dos Wargames é que eles são, em sua maioria, assimétricos. Isto significa que os lados não possuem as mesmas características e forças – como de fato é em guerras reais. Isso também pode agradar alguns enquanto desagrada outros. Não é raro em certos wargames um dos jogadores ter poucas chances de vitória. Para muitos isso é um grande desafio e sinônimo de diversão, enquanto outros preferem um jogo equilibrado e com chances iguais.

Flames of War, um dos mais conceituados Wargames de miniaturas.

Há muito o que se dizer dos Wargames, mas isso ficará para outros posts. Para terminar, três características que podem afungentar os menos corajosos – Wargames geralmente são longos, com muitas horas de duração; rola-se muitos dados, mas ao contrário dos Ameritrash a sorte é modular – isto é, estratégias aumentam e diminuem as possibilidades, que podem ir de um acerto seguro de 100% a chances remotíssimas ou impossíveis; e finalmente os Wargames possuem regras longas e detalhadas. Um bom Wargame contará com um manual de 30 páginas em média, e raramente pode ser completamente entendido em uma única partida…

Semana que vem falaremos de um estilo muito recente de jogos, o Deck-building. Até lá!

FaceBook 

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 07/12/2012 em BoardGames, Geral

 

Tags: , ,

Uma resposta para “Wargame – o que é?

  1. herrmiller

    07/12/2012 at 7:06 PM

    beda fomm – vai que ano que vem a ‘campanha’ vai ser intensa neste segmento de jogos entre nós e você vai achar o sentido para adquirir este! hehe…

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: