RSS

Deckbuilding – o que é?

14 dez

Um estilo novo que já conquistou o mundo dos boards!

por Gustavo Vazquez Ramos

Talvez você conheça jogos como Magic: The Gathering e Yu-Gi-Oh – aqueles onde o jogador compra decks e boosters, geralmente com cartas aleatórias, e constrói, antes de jogar, um deck que contenha uma combinação de cartas vitoriosa. Apesar de terem tido um ápice de vendas na década de 90, com dezenas – não, centenas de jogos diferentes – havia geralmente dois problemas a se enfrentar: a possibilidade de poucas outras pessoas jogarem exatamente o jogo que você possui (o que fez o estilo se resumir a meia dúzia de jogos) e, no caso do jogo ser praticado por muitos, a necessidade de se comprar muitos decks e boosters para se possuir então um deck competitivo.

Alguns CCG – Collectible Card Games.

Em 2008, num daqueles raros toques de gênios, o designer Donald X. Vaccarino desenvolveu um conceito que corrigiria esses problemas, não apenas permitindo a diversão de um card game sem os problemas inerentes ao sistema, mas de fato adicionando algo completamente novo ao mundo dos boards – o deckbuilding game.

O princípio é espantoso de tão simples – como geralmente são as grandes ideias depois de terem sido criadas: o jogo possui uma quantidade de cartas diferentes (como nos card games originais), digamos 30, e em cada partida um número tal é colocado na mesa – algo em torno de 10 – o que aumenta exponecialmente a replayability. Essas cartas são acessíveis a todos – durante a partida, os jogadores vão comprando e construíndo seus decks ao mesmo tempo em que fazem as operações que os levariam à vitória – acumular pontos, infligir dano nos oponentes, etc. Desta forma todos começam com as mesmas possibilidades (além de que, é óbvio, apenas uma pessoa precisa possuir o jogo para que muitos joguem). Claro que nos velhos card games não era incomum um comprador alucinado montar decks para os amigos jogarem, mas com a ideia de Vaccarino não há a questão de desequilíbrio ou um jogador ser afetado pela opinião de outro – cada um é responsável pelo seu deck.

thunderstone-setup

O jogo que começou tudo!

Em Dominion o jogador começa com algumas cartas de dinheiro e de pontos de vitória. Um turno consiste em quatro fases: fazer ações (você pode fazer inicialmente apenas 1), compras (também só 1), descarte e compra de cartas. As cartas adquiridas vão sendo colocadas no descarte – quando a pilha de comrpas termina, o jogador reembaralha o descarte, que agora contará com as cartas novas. Algumas cartas geram possibilidade de se fazer mais ações e/ou compras durante o turno.

É interessante notar como muitos seguidores do Dominion copiaram essas ideias à risca – apenas uma compra, apenas uma ação – é o caso de Resident Evil. Outros, como Thunderstone, ainda possuem algumas semelhanças (apenas uma compra, acumulo de pontos de vitória), mas criou um universo diferente: você invade masmorras para matar monstros.

thunderstone-setup

Thunderstone foi um dos primeiros jogos a serem criados seguindo as ideias de Dominion.

Nightfall já se esforçou em ser mais original – na maioria dos Deckbuildings há pouca interação entre os jogadores; existem cartas de ataque no Dominion, mas são raras. Em Nightfall o objetivo, porém, é exatamente fazer dano ao oponente, atacando-o diretamente. Ao invés de acumulo de pontos, vence quem possuir menos ferimentos. Além disso não há limite para o número de cartas compradas, e ao invés de apenas uma ação há uma engenhosa mecânica de “corrente”, onde até mesmo jogadores que não estão em seu turno podem usar cartas.

Há ainda muito a ser explorado, porém. O conceituado designer Martin Wallace criou A Few Acres of Snow, uma mistura de wargame, eurogame e deckbuilding que é bem criativo. Esperamos que novas invenções surjam por aí!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14/12/2012 em BoardGames, Cardgames, Geral

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: