RSS

Jogo abstrato – o que é?

21 dez

por Gustavo Vazquez Ramos

Para terminar essa sequência de posts “X – o que é?”, irei falar de um dos estilos de jogos mais antigos que já existiu – tá bom, o mais antigo: os jogos abstratos.

Resumidamente falando, o jogo abstrato é aquele que não possui absolutamente nenhum tema, onde a sorte envolvida é minúscula ou nula, e onde círculos são realmente círculos e não cidades, cubos são cubos e não madeira ou tecido ou porcos, e as peças são peças mesmo, e não agricultores ou algo assim.

Os jogos antigos são basicamente todos abstratos – talvez pela incapacidade de se produzir cameeples (meples de camelo) ou pigles (meeples de porco), mas principalmente por serem jogos populares e desenvolvidos ao longo do tempo, inicialmente sem um sistema restrito (o xadrez, por exemplo, levou séculos para ser “oficializado” com as regras atuais). Os melhores exemplo são exatamente aqueles que te faziam jogar na escola: trilhas, ludo, xadrez, damas… não, as damas não representam damas, o xadrez não tem relação alguma com reis e rainhas. Quero dizer, em uma batalha campal, garanto que o último a ir batalhar é exatamente reis, rainhas e bispos. Além de que, em mais de 7 mil anos de história militar, nunca, jamais uma rainha entrou em campo e era mais forte que qualquer outro!

Rei: “Eu deveria ter ficado em casa…”

Os jogos abstratos, assim como outros estilos, também usufruiram enormemente da explosão dos euros – a verdade é que, se levarmos em conta a opinião dos usuários do BGG, os melhores abstratos de todos os tempos foram criados a poucos anos (com o jogo Go bem posicionado). Reiner Knizia, que mencionamos na matéria sobre euros, criou um incrível jogo abstrato, Ingenious; mas o mais incrível designer deve ser Kris Burm, um belga que nos presenteou com o projeto Gipf, uma série de jogos realmente fantásticos que, sem ofensa, deixam os “clássicos” no chinelo.

Os jogos do projeto Gipf.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 21/12/2012 em Jogos

 

Tags: , , , , , ,

Uma resposta para “Jogo abstrato – o que é?

  1. Cleiton Overlord Carlos

    22/12/2012 at 9:32 AM

    Adorei a Matéria!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: