RSS

Por que jogos infinitos são tão viciantes?

12 fev

Sinto dizer mas eu não sei a resposta, porém indico alguns joguinhos que irão fazer seu tempo sumir neste resto de Carnaval!
por Hugo Fernando

Jetpack

Senhoras e Senhores.

Chamo de jogo infinito os títulos que você joga e ele simplesmente não tem fim. É complicado explicar, porém é muito fácil quando se associa com algum jogo específico. Para os jogadores atuais, o exemplo é o da imagem acima: Jetpack Joy Ride. Este é um dos jogos que mais tenho dedicado tempo atualmente. Estou falando de tempo considerando todos os consoles. Este jogo foi indicado pela minha sobrinha de 9 anos e desde então ele não saiu mais do meu celular (sem falar que também está instalado no play 3, iPad, Vita, Facebook). Para quem é da velha guarda, posso citar vários títulos, vou me conter a três: Enduro, River Raid e Frostbite!

Neste estilo de jogo, o objetivo básico não é matar chefão ou salvar princesas, a meta é se manter ativo durante o maior tempo possível, seja correndo, voando, destruindo navios, etc. Ao final da partida é apresentado a sua pontuação. É neste momento que temos a grande sacada do estilo. Você acha que consegue ir um pouco mais longe e começa uma segunda peleja, e, desta forma, quando você nota já se passou uma hora!

Antigamente uma partida poderia durar horas (eu passava a tarde toda jogando Frostbite e isto se resumia a umas 3 rodadas) tudo era muito simples, ao final você tinha seu score e acabou. Hoje as coisas mudaram bastante. Primeiro, até agora nenhuma partida de Jetpack nunca durou mais que 5 minutos, tudo é mais rápido e dinâmico. Segundo, muito dos conceitos de gamification são aplicados diretamente e o desafio, além de chegar mais longe, se torna conquistar os “badges” e galgar altas posições no ranking do jogo.

Outra característica que noto nestes jogos é o modelo de negócios que eles utilizam. Dos jogos que irei indicar, com a exceção de Canabalt, todos são gratuitos e sem limitações. Os desenvolvedores ganham dinheiro com as micro-transações. Em todos os títulos você pode evoluir o personagem, customizar as roupas, comprar acessórios para facilitar sua vida durante o jogo. Para isto são necessários pontos/moedas. Você tem a opção de jogar por muito tempo e conseguir estes valores ou pode comprar com dinheiro real o dinheiro do jogo. Com pacotes que variam de U$ 0,99 até U$ 13,99 você pode poupar tempo e conseguir alguns benefícios, mas você tem a opção de não gastar um centavo se quer e conquistar tudo na raça!

Agora que você entendeu o que são os jogos infinitos vamos a algumas sugestões:

JetPack

Atualmente o jogo mais viciante de todos!

Temple Run

Ótimo jogo, mas em função do modo de jogar e do acelerômetro, acredito que ficará restrito a celulares.

Canalbat

Gostei muito do visual em tons de cinza e das músicas do jogo. Não é gratuito

Jogos mais antigos

Doodle Jump

Acredito que este foi um dos primeiros jogos a fazer milhões de dólares na appstore, O visual meio tosco é o grande charme do jogo.

Dash Dash Pengy

Este foi um dos primeiros jogos onde eu me internei jogando para atingir determinadas distâncias. Hoje eu já enjoei um pouco, mas de vez em quando dou uma jogadinha!

Jogos muito, muito antigos!

Enduro

Depois que fiz uma pesquisa na internet, vi em vários locais dizendo que o enduro acabava no dia 30. Não sei se isto é verdade ou não, como nunca passei do dia 10 para mim este jogo continua sendo infinito!

Frostbite

No começo você pode notar que o jogo é meio lento, mas depois de uns 40 minutos jogando a situação ficava nervosa, o urso atravessava a tela em menos de um segundo, em compensação seus pulos ficavam bem maiores!

River Raid

E olha outra decepção na minha vida! Eu também achava que River Raid era infinito, mas não, ele acaba quando sua pontuação atinge 1 milhão! Minha infância nunca mais será a mesma 🙂

Aproveitem senhoras e senhores, mas cuidado, os 5 primeiros jogos indicados são absurdamente viciantes. Não indico vocês instalarem ele no celular próximo a uma semana de provas o perto da entrega de um projeto.  Com certeza você terá problemas. Nos jogos do atari serei bem sincero, nunca fui fã de Enduro, River Raid, Pacman entre outros, com isso não tenho vontade de joga-los novamente, agora Frostbite, Megamania, Hero, Seaquest, Pitfall 2 são joguinhos que sempre me acompanham nos emuladores!

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 12/02/2013 em Vídeo Game

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
