RSS

drops literários : ORCS – GUARDIÕES DO RELÂMPAGO

17 fev

por HerrMiller

Bem, como eu sou um pouco versado neste universo da fantasia medieval, do RPG, Senhor dos Anéis, e tudo o mais, este livro faz sentido para mim, então eu posso confessar que consegui me divertir com ele.
PORÉM, não é uma literatura de grande qualidade, é coisa simples, divertido para quem tem algum envolvimento com este universo, mas é seguramente uma obra descartável.
Não que o universo ficcional de fantasia medieval implique em obras de baixa qualidade, vide Senhor dos Anéis de Tolkien, que é um primor de literatura, mas eu aposto que tem muita tralha literária especulativa e  descartável neste mercado…. incluindo aí vampiros, lobisomens e outros bichos….
Os orcs fazem algumas boas batalhas na história, mas são poucas, em alguns momentos seu comportamento é bem adequado e ÓRKICO, hehehe….
Mas, conhecendo como o “mito” orc moderno foi forjado, o autor , hmmm, antropomorfizou demais os orcs em muitos momentos….
Eles me parecem ter excesso de bons sentimentos e escrúpulos ao longo da história, eu acho que para uma história do ponto de vista do Orcs, mesmo considerando que o ponto de vista de uma raça estranha e inimiga possa ser muito mais deturpado e corrompido por quem está do outro lado , ainda assim, o caráter belicoso, agressivo e até mesmo patife dos orcs foi bem estabelecido pela literatura e folclore  e poderia, deveria ter sido seguido com mais rigor.
Ou seja, eles poderiam sim ser mais digamos assim “instintivos” …..
Todos os personagens orcs importantes do livro, acabam adquirindo algum traço de carater muito favorável, ou até traços de “ternura”, já os para baixo de coadjuvantes mal são descritos e podem ocupar aquele nicho tão esperado da raça orc por pura imaginação do leitor.
Descobri depois que o livro é uma TRILOGIA, e ora vamos, como esta na moda as trilogias, tetra ,penta, hexa, e até heptalogias ultimamente…..
Está todo mundo fazendo xlogias de romances históricos e ou ficcionais….
Também noto que estamos vivendo o boom da fantasia e ficção, tanto que até os romances HISTÓRICOS estão pintados com cores bem fantásticas, ou eu diria Hollywoodianas….
Eu li, gostei e me diverti muito com Bernard Cornwell e a trilogia do arqueiro, mas tem muito aquele ritmo que lembra filme do cinema americano, a trilogia de Conn Igulden ´sobre César, também é pintada em cores fortes, muita ação, e alguns exageros ou deturpações nos registros históricos que se tem notícia….. destoam bastante de obras em sequencia mais antigas do mesmo genero como OS REIS MALDITOS, A FERRO E FOGO , que tem outro tipo de ritmo e caráter.
Bem, a tal TRILOGIA dos orcs, eu sinceramente não vou me dar ao trabalho de adquirir, ao menos não assim, comprando exemplares novos, se qualquer dia eu encontrar algum volume da sequencia , em algum sebo e a preços BEM módicos, então eu vou pegar para ler.
Se você gosta de RPG, fantasia medieval, e coisas deste universo, e não é um leitor muito exigente então pode pegar ORCS, caso contrário , deixe na prateleira, pois a obra é fraca…..
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17/02/2013 em Geral

 

Deixe um comentário

 
