RSS

Descobertas de 2012

22 fev

Quero apresentar 5 jogos que conheci em 2012 e que se tornaram meus favoritos!

O “Underdog” – Red Poppies

Dos wargames que conheci este ano foi o que mais curti. Um jogo que foi lançado com pouca tiragem, por uma empresa pequena, mas que adorei. Pra provar que produção cara não é tudo na vida.

Eu fiz uma tremenda pesquisa para encontrar esse jogo e ver que era do meu agrado. Sugiro isso a todos. Nem sempre o jogo mais badalado será o que mais vai te encantar. Pesquise, pergunte, teste quando possível… há grandes joias escondidas!

O “Provavelmente só eu pra me interessar por esse tema” – “Campaign Manager 2008”

Acompanhei com muito interesse as eleições norte-americanas de 2008 (as de 2012 também). Vi filmes, li a respeito dos candidatos, admirei o McCain, torci pelo Obama… fiquei tirando sarro da Sarah Palin… e este jogo traz isso de volta! O sistema é bem urdido e criativo.

E que diabos posso fazer se não conheço nenhum jogador que curta política? Eu aproveito este jogo para dar uma ideia de como funcionam as eleições norte-americanas e tal. No fim o camarada se diverte (visto que o jogo é plenamente jogável sem conhecimentos políticos) e acaba aprendendo algo no final das contas.

O “Caramba!” – Yinsh

Este jogo é considerado o melhor abstrato de todos os tempos na BGG e eu preciso concordar. Mesmo que a pessoa não curta o estilo, é algo a ser admirado. Sabe aquelas pessoas que tem um tabuleiro bonito de xadrez sobre a mesa de centro da sala? Pois é – eu colocaria um do Yinsh.

A verdade é que a era de ouro dos boardgames é agora. Nada de ficar parado no tempo. Banco Imobiliário? Detetive? Por Odin, é o mesmo que ficar triste pelo guaraná não ser mais com rolha…

O “Não era bem assim” – Munchkin Cthulhu

Como já ocorreu com outros jogos, minhas primeiras experiência com Munchkin não foram boas. Joguei o jogo básico e realmente nada naquilo me encantou. Além disso, muitos companheiros de boards criticavam o jogo como um todo, falando que as outras variações (com temas como Kung Fu e faroeste) não corrigiam nenhum dos problemas.

Mas acabei conhecendo um cara fanático pelo jogo, e assim vi outras versões da série – o Star Munchkin e o Munchkin Bites.  Aí a coisa começou a agradar mais e percebi que não, aqueles outros jogadores estavam errados – os Munchkins são diferentes entre si. Acabei adquirindo o Cthulhu Munchkin e a coisa andou de vez – um jogo mais equilibrado (no jogo básico creio que as raças e classes são muito fortes e desequilibradas), com um tema que combina muito bem com o sistema, além de ter desenhos excelentes e cartas extremamente engraçadas. Talvez o número de cartas de monstros/items/maldições/eventos seja também mais correto que o básico, ou talvez seja os parceiros que sabem jogar o jogo. Já conheci pessoas que até gostam do Munchkin mas o jogam com extrema seriedade, lutando com afinco pela vitória e entristecendo-se com a derrota – um absurdo! Se você não souber rir das cartas não irá aproveitar o que tem em mãos…

O “Bom e velho Scotch” – Britannia

Você não compra uma garrafa de Scotch Single Malt para beber em uma só noite. Tem horas que simplesmente não combina. Mas você sabe que é algo com caráter, forte, com presença marcante. Britannia é assim – um wargame de regras complexas, mas que funcionam intuitivamente; uma campanha que abrange mais de um milênio; um balanço que faz ações do primeiro turno refletirem no último, 4 horas depois; um nível de atividade variável e diferente para cada jogador; conflitos, barganhas, afrontas; uma replayability simplesmente enorme.

Creio que todo cara que se considera um verdadeiro boardgamer deve, nem que seja ocasionalmente, encarar um jogo pesado, longo, que gaste os neurônios e que exija atenção de horas e horas.

E é isso aí! Você tem também seus favoritos de 2012?

Anúncios
 
 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: