RSS

Rosa Imortal – Um Novo Florescer – Resenha

27 fev

@cacorpg gosta muito de ler, e fica cada dia mais feliz em ver a literatura de ficção científica e fantasia crescendo no país.

Grata foi a minha surpresa, em finalmente conseguir um tempo pra ler o Rosa Imortal , romanceda minha amiga de longa data Tani Falabello, eu a conheci pelo antigo LARP Curitiba By Night e La nos dividimos muitas experiências bacanas, jogando, viajando e conhecendo gente nova pelo Brasil todo. oda essa bagagem a Tani transformou em algo palpável, ao escrever seu livro!

Durante o ultimo WRPGFest, sai com vários tesouros e um deles foi o exemplar autografado pela minha amiga, e outras leituras mais técnicas me obrigaram a postergar a leitura do livro.

Quanto iniciei o livro estava com o pé atrás justamente por este momento o de escrever sobre ele, o medo de talvez ler e ter que escrever uma critica dura ao trabalho de uma amiga não é fácil, todavia como formador de opinião tenho que ser leal ao meu publico ao recomendar uma obra/jogo ou mesmo apontar defeitos quando estes venham existir, sabemos que nenhuma obra é realmente perfeita, mas alguns defeitos acabam por estragar o prazer de ler uma boa historia.

Eu vou iniciar a resenha com uma anotação que fiz sobre o livro já nos primeiros capítulos e então vou discorrer sobre isso, os principais personagens e em linhas gerais sobre a trama, em linhas bem gerais para que quem queira vir a ler possa ainda ser instigado a fazê-lo, mas sem perder a graça de descobrir os meandros que uma historia de vampiros precisa ter.

Tani Falabello apresentando o Rosa Imortal ao publico do WRPGFest 2012.

Tani Falabello apresentando o Rosa Imortal ao publico do WRPGFest 2012.

Eu tomo notas sempre que estou lendo alguma coisa, a boa e velha memória nos trai a todo tempo e com algumas notas sobre os personagens ou cenários podemos nos avivar das cenas lidas com o espaço de tempo grande, o Rosa Imortal torna a leitura muito fácil, seis capítulos são curtos, geralmente uma ou duas paginas apenas e há um bailado entre os personagens que vão se alternando a fim de contar uma mesma historia de diferentes pontos de vista.

As personagens mais marcantes são mulheres, e muito embora tenhamos presente muitas variações na apresentação dos personagens masculinos, os que se destacam e ficam impressos na memória são os personagens femininos, este é um traço que comumente observo em escritoras, mas não é uma regra.

Para quem já jogou Vampiro a Mascara, a associação com os conhecidos clãs vampiríricos da Camarilla e parte de sua estrutura política ficam muito evidentes, traço que certamente Tani trouxe dos seus longos anos jogando RPG e LARP no velho mundo das trevas. Todavia para o leitor que esta adentrando no livro sem a o conhecimento prévio do jogo criado por Mark Rein·Hagen  em 1990-92 há uma ambientação solida e de fácil entendimento.

Um destaque vai para a velha Londres, cidade que sempre foi cercada de mistérios diversos, e casa tão bem com vampiros seja atualmente ou nos anos 60 onde se passa a historia, espionagem intriga romance e traição estão presentes durante todo o livro, para mim a historia foi uma boa descrição de uma aventura de RPG, e sinto que influenciado por este clima e pelo meu antecedente como jogador, posso falhar em perceber algo que traga demérito a ela. A cada personagem descrita eu via malkavianos, tremeres  ventrues e nosferatus construindo a historia. O livro todo é recheado de citações musicais, todas apropriadamente escolhidas conforme a cena e em total sincronia com os hits da época.

Eu recomendo a leitura do Rosa Imortal tanto para fãs de Vampire The Masquerade, quanto para quem é apaixonado pelo mito do vampiro, certamente ambos irão se surpreender com a leitura.

File:Vampmasq.jpg

Fica aqui o meu pedido para a Tani Falabello, que caso ela tenha as fichas dos personagens do livro, eu gostaria muito de publicá-las para que o publico leitor pudesse usar o Rosa Imortal como mais um cenário possível dentro do Mundo das Trevas, utilizando o rico background apresentado no livro!

FICHA TÉCNICA:

Descrição: Na sombria Londres dos anos 60, um grupo seleto de pessoas chama a atenção de agentes secretos e jornalistas, quem no mundo real imaginaria que estavam lidando com Vampiros.
Autor (s): Tani Falabello
ISBN: – 856249710-0
Ano: 2012
Editora: Literata
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 425
Formato: 16 x 24
Idioma: Português

Se ao ler você ficou curioso a respeito, compre o livro na Nerd Mega Store, nossa parceira fiel.

Game On!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 27/02/2013 em Geral, Literatura

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: