RSS

drops literários : SILICONE XXI

02 mar

(Por HerrMiller)

SILICONE XXI

ALFREDO SIRKIS

Da onde eu desenterrei isto ?
hehehe
de um canto obscuro de um sebo qualquer…..
Eu estava querendo alguma leitura de ficção científica ou futurista na época, então esbarrei com este daí.

Acabei deixando na estante por um tempo , e também percebi que nem era uma ficção científica de fato.
É mais um romance policial futurista.

Alfredo Sirkis, é hoje um político, ligado ao Partido-Verde, na época em que escreveu este livro, meados dos anos 80, tinha ganho um prêmio Jabuti pela criação de outra obra.
A obra se passa num estado do Rio de Janeiro do século XXI, um maníaco que possui uma pistola laser, artefato raro de se ver e que pertence ao uso exclusivo das forças armadas, mata travestis futuristas em motéis futuristas na cidade do Rio de Janeiro, as investigações do policial Balduíno, levam a descobrir uma ordem que cultua a força nuclear, chamada de Filhos de Plúton, que não passa de um ramo político corrupto que vende lixo nuclear das usinas desativadas de Angra dos Reis, ali transformadas em museus, o maníaco da pistola laser é um dissidente linha dura desta ordem que desdenha do lado corrupto e de negócios da ordem e tem seu proprio braço ideológico, este muito mais radical e idealista.
Pelo teor da conversa em variados momentos, que inclui muitas referências ao militarismo, ditadura, ecologia e partido verde, entende-se bem que o autor tenha colocado um pé na politíca e cerrando fileira com ‘os verdes’ do meio político.

Iniciei e prossegui a leitura da obra sem muito entusiasmo, mas, o ritmo melhorou bastante da metade pro fim, e posso dizer que é uma obra leve, despretensiosa, divertida, uma pulp fiction pitoresca de autor nacional, mesclando o policial com o futurista, com humor e algum cinismo libertário, ou coisa que o valha, melhor eu não pretender uma grande explanação a este respeito, estou pior a cada dia para expressar meus sentimentos, sensãções e reflexões a respeito das obras que leio ( e talvez a respeito de tudo que vivo ) , acho que meu fim se aproxima , …. ! …. , hehehe… provável piadinha interna sem graça a respeito de algum envelhecimento intelectual precoce que estou sentindo habitualmente….voltemos :

Bah, vamos ser generosos, já que o autor é brasileiro, e afinal de contas ele escreve muito bem , ele urde  bem toda a trama, como disse, é simples, mas tem muitas sacadas legais e divertidas.

SILICONE XXI, de Alfredo Sirkis, recomendo, para ver e sentir um autor dos anos 80, misturando conceitos da antiga era de ditadura militar com os anseios e liberalidades da nova era democratica que se avizinhava …. ,

spoilers, o que são spoilers, aquelas coisas para aumentar a aerodinamica nos carros esportivos ou de corrida?
se tem alguma relação o termo, eu diria então que são ‘excessos’ , contar muito a história ao comentar sobre a obra ? ………
no caso de SILICONE XXI, a história é simples, rapida, e bem despretensiosa, mesmo assim, acho que não cometi o pecado de inserir muitos ‘spoilers’ neste comentário, a história esta lá no livro para voce apreciar e se divertir….

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 02/03/2013 em Geral

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: