RSS

GUERRA DE BRINQUEDO = Jogo com Miniaturas de Papel

08 mar

(Por HERRMILLER ) 

Até com miniaturas de papel voce pode fazer exércitos grandes e respeitáveis para jogar em mesas ‘oficiais’ usando sistemas de regras peso-pesados por aí.
Abaixo vai uma reportagem de batalha usando o sistema BLACK POWDER, para guerras do tempo da pólvora preta, no caso específico, GUERRAS NAPOLEÔNICAS.
Na mesa de 1,80 x 1,20, com peças cênicas artesanais usadas para guerras de outros períodos e com miniaturas de escalas diferentes mas aproximadas, conseguiu-se um belo efeito visual principalmente com a ajudinha da ‘fumaça’ que permeou todo o campo de batalha a medida que esta se desenrolava, acompanhe :

CONTINUE LENDO

Image

23/06/12
BLACK POWDER
FRANCESES – GERALDO
INGLESES – MÜLLER
RETIRADA DE EL PÉREZ

Os ingleses na campanha da península ibérica , sobrepujados em número pelo exército de Napoleão devem retirar da cidade de El Pérez imediatamente, a sua rota de retirada é bloqueada pela presença de uma pequena guarnição francesa estacionada na ponte à entrada da vila de Peritos.
Por volta do meio dia a vanguarda do exército frances deu as caras na cidade de El Pérez, o exército ingles prevendo que poderiam ser retardados pela presença da guarnição francesa na ponte do outro lado do campo dispos 2 brigadas de infantaria em linha de batalha no centro do campo, nas lavouras ao lado da estrada os canhões foram armados e posicionados, no flanco oposto a cavalaria aguardava para nalguma oportunidade favoravel flanquear o inimigo por trás das colinas e pega-los num ataque surpresa, enquanto o resto do exército recuava para o leste e dava combate a guarnição da ponte para abrir caminho para a retirada….

Image

O exército frances fez uma aproximação ordenada e eficiente através da cidade, vieram em colunas de marcha, cumprindo com rigor todas as ordens de deslocamento, a infantaria da vanguarda tão logo chegou na praça desdobrou-se em linha de batalha e avançou para tomar posição nos muros de pedra que limitavam a cidade, tomadas de alguma surpresa ao se depararem com duas unidades de escaramuçadores ingleses avançados que já estavam posicionados no outro lado do muro, pararam e deram combate ao inimigo.
As nuvens de pólvora preta dos mosquetes começaram a se erguer nos céus de El Pérez….
Preparar …. apontar…. fogo !
Preparar …. apontar …. fogo !
As ordens de comando e os estampidos se fizeram ouvir de ambos os lados, a linha inglesa no centro do campo abriu fogo, seguido dos seus canhões nas plantações,
Enquanto a linha de mosquetes trabalhava no centro, contra os escaramuçadores, a esquerda a cavalaria avançava com rapidez e tomava formação de combate, uma brigada de infantaria seguia atrás, no lado direito na rua principal que levava da cidade até a ponte no outro lado outra brigada de infantaria se deslocava junto com o regimento de artilharia rebocado a cavalos.
Na estrada ao fundo as duas brigadas inglesas em retirada estacavam na ponte tentando romper a guarnição francesa que vigiava.

Image

Os franceses do centro perderam um longo tempo combatendo os escaramuçadores que provocaram algumas baixas no inimigo mas depois foram dizimados.
Na estrada principal muitos homens foram feridos pelos tiros de canhão ingles e um regimento inteiro foi destruido, entretanto os franceses desengataram os canhões e preparam uma forte posição de tiro que permitiu que a infantaria naquela ala se deslocasse a frente e a norte formando um arco em frente ao flanco ingles daquele lado.
No outro extremo um regimento de hussardos da cavalaria francesa, tão impetuosa como no tempo de Carlos carregou contra a linha inglesa, foram destruidos pelas salvas firmes dos mosquetes inimigos.
O comando central ingles tentava chamar o auxilio da cavalaria postada no sul mas a comunicação estava muito precária, somente pelo meio da tarde os canhões rebocados por cavalos tomaram posição de tiro no alto das colinas e os regimentos de dragões e hussardos desdobraram em formação de combate, nesta altura dos acontecimentos os ingleses haviam desdobrado todos os regimentos das duas brigadas em retirada e o fogo dos mosquetes despejou uma chuva mortal e torrencial de chumbo sobre a guarnição francesa que resistiu com bravura a medida que o fogo abria claros irreparáveis em sua formação, isto foi suficiente para retardar sobremaneira a retirada inglesa, quando finalmente a guarnição foi destruida o Sol se punha no outro lado, aos ingleses do centro foi dada ordem de retirar e neste processo as ultimas salvas de mosquete e canhão frances abriram claros terriveis nas formações inglesas, a retirada foi caótica, e algumas unidades se salvaram abrigadas pela escuridão, mas muitas pereceram sob o fogo inimigo e debaixo de golpes de sabre da cavalaria francesa.
Um triste dia para o exército britânico e seus aliados portugueses.

Image
marcadores : vermelhos indicam baixas, se a unidade atingir o limite suportavel ela fica abalada e sofre penalidades, se ela ultrapassar este valor deve testar moral para ver se não rompe.
branco – indicam unidades desorganizadas momentaneamente pelo fogo inimigo ou outra condição.

DADOS TÉCNICOS :
BLACK POWDER, simples e eficiente, é o mínimo que posso dizer sobre ele.
Também apresenta uma série de regras especiais no melhor estilo Warhammer, que nós esquecemos de aplicar algumas vezes como o ‘First Shot’ dos ingleses que ganham um dado a mais na primeira salva de mosquete…. mas com o hábito os esquecimentos vão embora.
Uma pequena guarnição na ponte retardou fatalmente o recuo ingles, que talvez devesse ter recuado em massa para tentar escapar, mas eu segui o setup de tropas que os jogadores da partida presente no manual do BP fizeram.
Bem, o jogo não foi complicado, quando nos concentramos os turnos andavam muito rapido com tiros para lá e para cá, e aquele monte de fumaça de polvora preta se levantando do campo de batalha é o momento alto para este tipo de jogo.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 08/03/2013 em Geral

 

Uma resposta para “GUERRA DE BRINQUEDO = Jogo com Miniaturas de Papel

  1. hederosny

    29/03/2013 at 8:19 PM

    Sempre bom ver alguém divulgando de forma clara como você não PRECISA obrigatoriamente gastar muito para se divertir com um wargame! 🙂

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: