RSS

A Industria do RPG: A Visão de Dentro – Entrevista com Eloy Lasanta (Third Eye Games)

14 mar

Olá meus caros. Hoje publico uma entrevista exclusiva finalizada semana passada com o sr. Eloy Lasanta, o game designer, empresário e editor da Third Eye Games, uma empresa de RPG da qual já falamos quando comentamos o lançamento da linha Camp Myth e dos RPGs Wu Xing e Part-Time Gods. Nesta entrevista é perguntado em linhas gerais como este designer vê a industria, sobre a manutenção de uma empresa independente de RPG nos EUA e como vê o futuro do hobby diante do lançamento das suas diversas linhas de jogo. A conversa foi concedida por e-mail a este que vos escreve.

Eloy Lasanta

Por favor um breve resumo de sua carreira como escritor e empresário…

Bem, eu sou o dono da Third Eye Games. Sob este guarda-chuva, fizemos alguns jogos fantásticos: Apocalypse Prevention, Inc, Wu Xing: The Ninja Crusade, Part-Time Gods and Mermaid Adventures. Se você está interessado em grandes insights sobre a indústria, eu mantenho o podcast Rolling 20s. Eu faço um pouco de freelance de edição e layout também.

Como você começou a jogar Role-Playing Games?

Eu comecei em torno da idade de 13 (totalizando 20 anos de jogos para mim). Na verdade, eu e meus amigos (que tinham jogado antes, mas não possuíam nenhum dos livros). Éramos nós escrevendo números numa folha de papel e rolando alguns d6s de vez em quando. Eles (ndt.:os jogos) geralmente envolviam a resolução de enigmas e coisas do tipo, em vez de algo pré-escrito. Nós criamos tudo. Foi incrível na época, mas eu, obviamente, avancei além disso.

Eloy Lasanta Con

O que voce costumava jogar naquela época? Quais são suas influencias?

Oh, cara, eu comecei meus verdadeiros dias de RPG com RIFTS. E mesmo que ele tenha uma má reputação nos dias de hoje, foi O jogo na época para mim. Eu comprei uma tonelada de livros, joguei quase todo fim de semana com meus amigos e me divertia muito com o jogo. Após RIFTS tive um par de anos saltando de jogo em jogo, tentando encontrar o próximo que realmente me agarrasse  Eu tentei D&D, GURPS, e alguns outros, mas era difícil encontrar algo que realmente falasse comigo e me fizesse querer jogar. Eventualmente, eu me formei (como eu gosto de dizer) na White Wolf e me tornei um especialista em Changeling e Kindred of the East (os dois jogos menos respeitados das suas linhas). Eu os amava, porém. Eu sempre fui um pouco de jogador hipster assim.

Você ainda joga Role-Playing Games? Se sim, quais títulos?

Eu ainda jogo, é claro! Eu jogo bastante Changeling: The Lost e eu e meus amigos começamos um jogo de Pathfinder. Principalmente, porém, eu viajo para variadas cons (ndt:encontros de RPG) para apresentar meus próprios jogos para novos fãs e jogadores. Temos tido um monte de diversão.

Quando você começou a trabalhar com Role-Playing Games?

Em 2008, o meu primeiro livro que contribuiu para o setor de RPG foi lançado, KidWorld. Eu fiz co-autoria e foi um grande jogo que não recebeu o respeito que merecia, na minha opinião. Eu também lancei minha primeira linha de jogos da Third Eye Games em 2008, Apocalypse Prevention, Inc.

Hoje você possui a Third Eye Games, uma empresa em crescimento. Atualmente, a empresa está trabalhando com quatro linhas de jogos. Como você define cada uma?

Apocalypse Prevention, Inc. é um RPG de terror e ação com um toque de humor. Os jogadores assumem o papel de agentes que trabalham dentro de uma corporação sombria que policia os elementos sobrenaturais na Terra.

Wu Xing: The Ninja Crusade é um RPG de artes marciais de alta ação, misticismo e rebelião! Os jogadores assumem o papel de ninja rivais forçados a trabalharem juntos para a sobrevivência de suas tradições.

Part-Time Gods é o nosso jogo de divindade moderna, onde o balanceamento entre a vida mundana e divina é de extrema importância. Os jogadores podem assumir o papel de deuses que se unem em panteões para se proteger da Coming Storm (ndt: Tempestade), e dos monstros estão retornando para o mundo.

Mermaid Adventures é o nosso RPG de diversão submarina. Ele foi projetado especificamente para levar as crianças jovens ao RPG, tendo como alvo as idades de 7-11 anos. Os jogadores podem criar seu próprio tritões e ir em aventuras incríveis para conhecer novos amigos e lutar contra monstros marinhos terríveis.

mermaid adventures

O que podemos esperar para o futuro da Third Eye Games? E sobre os novos livros e linhas de jogos?

2013 vai ser um grande ano para a Third Eye Games. Não apenas cada uma de nossas quatro linhas estão recebendo suplementos novos, mas estão saindo com um monte de novos produtos. Camp Myth: The RPG  é o jogo perfeito para os jogadores de Mermaid Adventures avançarem em jogos mais tradicionais. Sinister  é a nossa abordagem sombria para um RPG de treino de monstros. Top Billing é o nosso card-game de fazer filmes. Storm Battalion é o primeiro RPG DGS-Licenciado, escrito por Brennan Bishop. Coisas incríveis!

Como você vê a indústria de RPG em relação às novas empresas? Quais são suas opiniões sobre projetos “Kickstarter”?

Eu acho que se você pode fazer um jogo, você deve fazer o jogo. Kickstarter está trazendo a oportunidade para muito mais pessoas, o que é uma coisa boa. Importante, porém, é ter a certeza que o jogo seja lançado e manter em contato com seus apoiadores. Kickstarter são complicadas desta maneira. É uma maneira rápida de uma editora /escritor para obter algum dinheiro, mas você realmente tem que ir até o fim. Eu amo Kickstarter e a uso, então tenho certeza que é óbvio onde minha opinião sobre Kickstarter fica.

Third Eye Games

Você lê RPGs indies de outras empresas? Se sim, quais?

Eu tento jogar tantos jogos quanto possível em uma base regular, razão pela qual as convenções são REALMENTE divertidas para mim. Eu jogo jogos como Fiasco e Our Last Best Hope ou Mecha. Eu joguei alguns Hollow Earth Expedition e Dresden Files e todos os tipos de coisas. O problema é saber como uma editora “indie” parece. Estamos todos no mesmo barco na indústria de RPG, é o que eu estou achando.

A Third Eye Games têm planos de expandir fora do mercado dos EUA? Quaisquer planos para América do Sul?

Descobrimos que temos alguns fãs muito impressionantes em todo o mundo! Há um monte de planos de expansão, mas será um processo lento, eu acho. Nós,  na verdade, acabamos de liberar API Worldwide: South America (ndt: suplemento da linha Apocalypse Prevention, Inc), que foi recebido muito bem.

API- SA

Muito obrigado, Sr. Lasanta. Alguma mensagem para os consumidores brasileiros? E para os designers de jogos novos por aí?

Obrigado por me terem aqui! Vocês são demais! Obrigado pela leitura e espero que você chequem a Third Eye Games. Novos designers de jogos … continuem trabalhando. Há um público para qualquer jogo. Não deixem ninguém dizer que você não pode fazer isso.

——

É isso meus caros.  Além dos links disponibilizados acima também indico o blog pessoal do Eloy o Eloy The Saint para os novos game designers que estiverem lendo esta matéria e quiserem se inteirar mais sobre a indústria e os percalços do trabalho de editar e publicar  seus próprios jogos. Sei que vocês vão gostar. Um abraço e um ótimo final de semana!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14/03/2013 em Geral, RPG

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: