RSS

Homem de Ferro 3 – Resenha

30 abr

728x90

O novo filme do Homem de Ferro continua ótimo, mas é um ótimo diferente!
por Hugo Fernando

Antes de tudo, Duas coisas:

  1. Se você quiser saber se tem cena pós créditos leia o post até o fim! Lá eu conto!
  2. Clique aqui, depois clique em curtir e me ajude. Se a minha foto for a mais Curtida, ganharei forminhas de gelo do homem de ferro, quem me conhece sabe que eu preciso disto :-)!

CAGED_006E_G_POR-BR_70x100.indd

Chega de blá, blá, blá e vamos ao que interessa!

Neste fim de semana estreou aqui no Brasil a terceira parte do filme do Homem de Ferro. Seguindo a mesma estratégia do filme dos Vingadores, assistimos ao longa uma semana antes do grande irmão branco do norte! _o/ high five!

O início

Neste novo filme, nosso herói começa enfrentando um problema mais humano. Devido aos acontecimentos que ocorreram junto com os Vingadores, Tony (Robert Downey Jr.) está sofrendo ataques de pânico e isto afeta diretamente sua vida pessoal. Em paralelo a estes fatos, um terrorista (Mandarim, Ben Kingsley) está executando ataques em território norte-americano com o objetivo de ensinar uma lição para o presidente dos EUA. A pedido do Coronel James Rhodes (Máquina de Combate, Don Cheadle), Tony não irá interferir na guerra contra o terrorismo, porém isto muda completamente no momento em que um destes atentados acaba colocando entre a vida e a morte seu amigo, e antigo guarda costa, Happy Hogan (Jon Favreau)! Neste momento Tony começa a tratar estes ataques como algo pessoal e declara guerra direta ao Mandarim! Pronto, estes são os quinze minutos iniciais do filme. Para saber como tudo se desenrola faça um favor a si mesmo e vá conferir no cinema a história!

Saga Extremis

Como a maioria dos filmes baseado em heróis de quadrinhos, a história é baseada em um arco específico, neste caso a saga Extremis, porém como uma única saga não é o suficiente para compor o roteiro, outros fatos são acrescidos! Neste caso, além da Extremis, um dos inimigos clássicos do Homem de Ferro é introduzido na história, O Mandarim! Da mesma forma que a origem do homem de ferro foi espetacularmente atualizada colocando como pano de fundo a guerra no Afeganistão, o novo inimigo foi magistralmente contextualizado como um terrorista. Sincera e honestamente, Ben Kingsley só não ofuscou o herói principal, pois Robert Downey Jr. é imbatível como Tony Stark. A forma com que toda a história foi construída para o personagem foi sensacional, parabéns a Shane Black, que além de roteirista é o diretor do filme.

O que difere dos anteriores

Falando sobre o ponto que comentei na chamada do post. Se você assistiu aos dois primeiros filmes do ferroso, o que vem em primeiro na sua mente quando se lembra dos longas passados? Para mim é ação e humor. Pois bem, isso ainda continua presente. Ação por ser um filme de super herói e humor, pois nosso amigo Robert faz isto com maestria. O detalhe que muda agora nesta terceira parte é que nós temos muito mais Tony Stark do que Homem de Ferro. Não entro em detalhes para não estragar a experiência de assistir ao filme, mas posso dizer que senti um clima de “Identidade Bourne” durante boa parte do longa. Em um primeiro momento achei estranho, mas depois, tive que concordar com alguns amigos que também assistiram ao filme, isto deu uma cara nova a história, abrindo novas possibilidades e evitando a repetição da fórmula utilizada nos capítulos anteriores.

Antes de falar os outros personagens assistam ao trailer do filme:

Além de Tony Stark e Mandarim temos outros dois personagens que merecem destaque na trama, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e Aldrich Killian (Guy Pearce).

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho um problema grave com o Gwyneth Paltrow, eu a acho uma atriz sem graça s sem atrativo algum, tanto é que a coroei como o título de Rainha Picolé de Chuchu! Não gostei dela nos dois primeiros filmes, mas agora a situação mudou um pouco. Se eu a achei completamente dispensável nas duas primeiras partes, agora a situação é outra, ela esta mais integrada e presente na história. Não é mais uma ponta solta descartável! Mais uma vez, crédito ao Sr. Black. Com relação ao outro personagem, temos o sempre ótimo Guy Pearce. O primeiro filme dele que lembrei foi no espetacular Los Angeles – Cidade Proibida, depois veio Amnésia (amém), Conde de Monte Cristo entre outros. Novamente ele faz um ótimo trabalho e convence muito mais que o papel Sam Rockwell no Homem de Ferro 2.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Projeção 3D e IMAX

Assisti a versão 3D do longa, não vi nada de outro mundo e não achei que este modo de projeção fez grande diferença. A grande, para falar a verdade, enorme diferença foi ter assistido este filme na sala IMAX do Palladium em Curitiba! Não canso de falar, é impressionante a qualidade de imagem e som daquele ambiente. Isto torna a imersão no filme muito maior, deixando a experiência muito mais marcante.

O que não gostei

Para não dizer que tudo são flores, teve uma coisa que eu não gostei. Eu não gosto quando tem crianças fazendo coisas além do normal, mas isto não é pontual neste filme, eu não gosto quando isto acontece em qualquer filme. Parece àquela síndrome de Spielberg. Isto em hipótese alguma atrapalha a história, mas me incomodou!

Hora da Verdade!

Mais uma vez, não preciso nem dizer! Se você ainda não assistiu no fim de semana da estreia perdeu uma grande oportunidade, não perca mais tempo e vá ver este filme, hoje de preferência. A Marvel começa muito bem o que pode ser chamados de “Projeto Vingadores: Fase 2“. Agora é só esperar pelo Thor: O Mundo Sombrio, Capitão América 2: O Retorno do Primeiro Vingador …

Para fechar, fica registrado o agradecimento a quem viabilizou a sessão especial do filme:

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

Bom, se você chegou até aqui agora eu conto, SIM o filme tem cenas pós créditos. Espere todo o letreiro para dar a gargalhada final!

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 30/04/2013 em Cinema, Estréia, Quadrinhos

 

Tags: , , , , , , , , , ,

2 Respostas para “Homem de Ferro 3 – Resenha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: