RSS

GB : FLAMES OF WAR – Ostfront 44

18 maio

por HERRMÜLLER

Novo relato de batalha, usando o sistema para jogos de miniaturas da WWII, FLAMES OF WAR no ‘clube de bolso‘ Bunker II em Curitiba :

2logobunker1

Desta vez introduzindo infantaria e morteiros na partida de aprendizado.
Gêrmanicos contra Soviéticos.
A historinha desta partida é a seguinte :
As divisões germanicas na frente russa estão sendo violentamente rechaçadas, o exército vermelho ameaçar envolver as forças inimigas.
Num setor periférico da frente os alemães tem a missão de conduzir um comboio em retirada através de elementos de vanguarda do exército soviético.
Se os alemães conseguirem conduzir 1 caminhão para fora provocam um empate, dois ou mais caminhões lhes assegura a vitória, caso contrário fracassam.
Acompanhe os momentos dramáticos desta batalha :


Image
panorama geral, soviéticos esperam nos morros, alemães tentam avançar com pelotão pelo lado do aeródromo, e do outro tomam posição na fazenda, e assestam os morteiros, comboio aguarda

Enquanto o comboio de caminhões germânicos aquece os motores a força de vanguarda soviética aparece no cimo dos morros da retaguarda alemã. Os soldados da Wehrmacht desembarcam dos caminhões e se movimentam nos dois flancos para fazer frente ao inimigo. Um panzer estaciona próximo a pista de pouso e aguarda ordens.
A primeira providência do comando alemão é determinar fogo de morteiro sobre os alvos estáticos da infantaria vermelha no topo dos morros….
Em breve os soviéticos começam a receber a chuva de granadas, o comando vermelho não é muito flexível e mantém as ordens para a infantaria segurar posição e vigiar a rota de fuga germanica pela estrada.
Um pelotão germanico avança através do campo de pouso, passando pelos stukas estacionados, se embrenham no bosque e no que aparecem do outro lado recebem uma saraivada de fogo de fuzil , de um canhão leve (45mm )e das metralhadoras do tanque soviético e são imediatamente rechaçados.
Os alemães aguardam em posições seguras.

Image

O fogo de morteiro continua, eventualmente reforçado por fogo de artilharia de retaguarda ( de fora da mesa ) e as baixas no contingente e no moral dos soldados russos começam a aparecer.
Escaramuças ocorrem entre o pelotão de guardas soviético no flanco esquerdo posicionado ao redor da igreja de pedra no cimo da colina e os soldados da wehrmacht na fazenda, na troca de tiros que se segue os alemães conseguem coordenara uma base de tiro intensa de armas portáteis e provocam baixas no pelotão soviético que somadas as perdas por fogo de artilharia quase colocam o pelotão em fuga, a presença do líder da companhia e de um komissario consegue contornar a crise.
No prosseguir das horas os caminhões alemães recebem ordem para se deslocar, mas desviam para uma estrada lateral contornando as sebes da fazenda para evitar a emboscada na estrada.
O tanque soviético avança por iniciativa própria cruzando a crista da colina a direita, desce o barranco até estar em posição de tiro e dispara um tiro certeiro no comboio em fuga, um caminhão é incendiado.
O panzer de apoio segue naquela direção e toma a dianteira do comboio ladeando as sebes, e dispara sem sucesso sobre o tanque russo, este avança se ocultando atrás das plantações então o panzer direciona seu fogo sobre o canhão de infantaria que estava no morro junto ao blindado inimigo e destrói a arma com facilidade.

Image
acima e abaixo os revéses terriveis que as tropas de infantaria do exército vermelho sofrem, enquanto seu único blindado tenta fazer todo o serviço
Image

O fogo de morteiro alemão provoca baixas em toda a infantaria soviética, nos pelotões posicionados em ambas colinas e nos canhões de infantaria, permitindo que o pelotão de flanco vindo pelo aeródromo finalmente flanqueie o inimigo e monte uma base de tiro nos barrancos laterais, no tiroteio que se segue os soviéticos são batidos e os remanescentes de ambos os pelotões avançam para o centro do campo buscando se ocultar na plantação.
O panzer apóia a investida com fogo de metralha, nesta altura o comissário jaz morto em uma pequena cratera de obus….
A situação soviética é desesperadora, mas os alemães são ameaçados pelo avanço impetuoso do blindado soviético, o comboio cessa a movimentação na direção das linhas amigas e empreende fuga em alta velocidade atrás do aeródromo, recebe o fogo distante do blindado soviético.
Então o panzer recua para apoiar a fuga do comboio, mas antes que os blindados se enfrentem a claridade do dia se esvai e o combate termina com a chegada da noite….

Image
bela imagem!

Image
pelotão germanico cruza a pista de pouso para flanquear o inimigo, o hangar é uma goiva serrada de telha de concreto 

Image

Image
o único ponto alto do pobre trabalho soviético na batalha

A batalha é inconclusiva, os germanicos conseguiram evitar a perda dos seus veículos e praticamente dizimar a força de infantaria inimiga, entretanto demoraram demais para empreender a retirada e agora estão seriamente ameaçados pelas forças soviéticas que avançam inexoravelmente em toda a frente!
Será que a companhia conseguirá efetivar sua retirada em total segurança?

Image
PANORAMA FINAL DA BATALHA : remanescentes do pelotão de guardas, cercado, busca refúgio na plantação.
blindado soviético penetra fundo na linha germanica, panzer alemão avança para dar combate ao inimigo, a partida se encerra inconclusiva por excesso de tempo…. 

DADOS TÉCNICOS :
Acho que cometo este erro pela segunda vez, em uma missão de objetivo específico de um dos lados, com o outro tentando evitar o cumprimento da mesma, não estabeleço um limite de turnos para terminar, e o resultado fatídico é que a partida se estende de forma interminável até o avançar da hora exigir que ela seja terminada o que normalmente provoca um EMPATE TÉCNICO mesmo que um dos lados esteja numa vantagem acentuada e provavelmente pudesse vencer.
Neste caso é provável que os alemães venceriam, mas o empate é legítimo porque a missão de TENTAR recuar o comboio não foi levada a efeito, e pode-se considerar que o atraso excessivo coloca-se em perigo todo o restante da operação.

ponto alto germanico : o fogo de morteiro que foi muito efetivo, talvez o mais efetivo que eu já tenha visto, ou talvez porque o tempo excessivo permitiu muitas salvas de artilharia.
ponto alto soviético : o avanço inicial do blindado e o tiro certeiro sobre um dos caminhões do comboio.

E o ponto alto geral acho que foi a beleza da mesa com seu indefectível aeródromo e seu interessante hangar improvisado e a presença dos soviéticos que é um exército que esta estreando nas minhas forças.

———————————————————————————

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 18/05/2013 em Geral

 

2 Respostas para “GB : FLAMES OF WAR – Ostfront 44

  1. warjoin

    19/05/2013 at 8:02 PM

    Haha, que legal ver aquela casinha ali no fundo. Ela esta te servindo bem hein!!!! Por aqui em Joinville o pau tá quebrando no Flames tb. Meus alemães estão muito bons… O Hermes, meu parceiro de Fow, tá comprando russos.

    Abs.

    Rafael.

     
  2. herrmiller

    27/05/2013 at 9:15 PM

    OH! sabia que o tal ‘Hermes’ seria o cara de potencial para disputar com você, encontrei ele na net num forum de jogos de estratégia que ele tinha na rede, nas minhas andanças DESESPERADAS para recrutar gente para este tipo de jogo !
    ( a propósito, estava para te enviar convite para vce subir de vez em quando para jogarmos , e contar que finalmente estão aparecendo -uns- mais a fim de fow do que fantasias de warhammer, graças a divulgação deste segmento no blog, facebook, e um pouco de sorte, hehehe )

    grande abraço.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: