RSS

The Kite – Adventure Game Gratuito

20 maio

Notivado pela resenha feito no Ambrosia fui conferir o game indie russo “The Kite“. Logo de cara eu fui tirado da zona de conforto porque esse adventure game lida com tema bem mais pesados como o alcoolismo e a violência doméstica. Muito diferente daqueles produzidos pela finada LucasArts o jogo se distancia do clima típico de humor normalmente atrelado a esse gênero.

Tendo sido lançado em março de 2012 pela produtora Anate Studio, o game hoje faz parte do The Russian Indie Bundle #1. Ele pode ser baixado gratuitamente tanto na língua russa, quanto em inglês. O jogo segue o clássico esquema point-and-click e você controla Masha, uma dona de casa que tenta administrar um lar caótico em meio a miséria do subúrbio de uma pequena cidade do interior da Rússia dos anos 90. Toda a mecânica é muito simples, tudo se resume aos dois botões do mouse. Os itens adquiridos são facilmente administrados através de um inventário na parte superior da tela.

A trama se desenvolve a partir de uma briga entre Masha e seu marido, após a moça tentar convencê-lo de parar de beber. A cena que retrata a violência sofrida por Masha é muito bem construída, retratando a visão do filho do casal sobre o acontecido, que, deprimido e sozinho, foge de casa munido apenas de seu único brinquedo, uma pipa (Kite em inglês). A protagonista parte então em uma busca para trazer o menino de volta para casa.

Os primeiros puzzles chatos é bem vardade, passam atmosfera de depressão e miséria que o jogo tenta construir. Na resenha do Ambrosia ele fazem um paralelo entre o tédio relacionado a construção dos enigmas e o enredomas a verdade é que torna o começo massante demais. Sua primeira tarefa é alimentar seu filho, cuja idade gira em torno dos seis anos.

Em seguida, Masha é obrigada a conhecer o trabalho extremamente tedioso do marido – o puzzle relacionado à isso uma tortura, passa a ideia de quão desmotivado aquele homem está com relação a seu emprego. Isso leva o jogador a desvendar um pouco das motivações do marido em entregar-se ao vício por álcool e o total desprezo por sua família. O título ainda implementa uma mecânica de escape the room logo no primeiro ato, o que acaba sendo um atrativo a mais para os amantes do gênero.

A arte de Tanya Medvid toda em tons de cinza, somada à trilha sonora, apresenta um ambiente frio, sombrio e bastante depressivo. Ao avançar no jogo o jogador perceber que todas as suas ações são voltadas unicamente para a sobrevivência e a preservação de sua família. Não há como não se colocar no papel da protagonista.

O game é dividido em oito partes que podem ser jogadas em pouco mais de duas horas, constituindo uma experiência intensa, capaz de passar uma importante mensagem. Pela temática diferenciada e enredo bem construído o jogo vale a pena ser conhecido.

Vacê pode baixar o jogo AQUI.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 20/05/2013 em Jogos

 

Tags: , , ,

Uma resposta para “The Kite – Adventure Game Gratuito

  1. herrmiller

    22/05/2013 at 12:20 AM

    isto é muito interessante! 🙂
    devo conferir.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: