RSS

GUERRA DE BRINQUEDO = Jogando -Wargame- de Todo Tipo

21 jun

Por HerrMüller

Rictofons-Flying-Circus
Jogadores de Wargames….
…de repente uma dupla se reúne em uma tarde e acaba jogando um, dois, três Wargames diferentes!
Testando diferentes formas de  fazer a ‘guerra de brinquedo’,  de jogo de guerra totalmente caseiro até um tabuleiro comercial que vem prontinho na caixa, e uma tarde de jogos deste tipo é assim :

300px-Wargaming_at_CSW_Expo_2009_(002)

1) Wargame de mesa semi-caseiro ( e semi-miniatura de certo modo ) :
A primeira partida é com jogo de guerra semi-caseiro, pois usa um sistema de combate comercial reconhecido chamado BLACK POWDER, para ambientação em jogos de guerra com miniaturas no tempo da pólvora preta (  batalhas napoleonicas, guerra dos confederados e tudo o mais que faça parte do periodo primitivo do uso das armas de fogo ).
A parte caseira do negócio é que ao invés de miniaturas foi usado um conjunto de peças feitas em papel para representar os exércitos.
O período usado foi da guerra dos confederados, ou guerra da Secessão, quando os Estados Unidos se viu dividido em duas partes, o Norte que representava a nação, e o Sul que eram os rebeldes separatistas.
Que tal um breve relato da batalha com algumas fotos para mostrar o visual :

SISTEMA :  BLACK POWDER
PERÍODO : GUERRA DOS CONFEDERADOS

SOAR : CONFEDERADOS
MÜLLER : UNIÃO

Confederados e a União em Hagmson Creek.
Os confederados atacaram a região e tinham 3 objetivos, o acampamento fortificado do exército da União no flanco esquerdo , as plantações no centro, e o caminho para a fundição de canhões no flanco direito além do rio.

Foi uma partida experimental, para avaliar o sistema, e as minhas peças cenicas e o exercito artesanal.
No final das contas podemos dizer que a coisa toda foi muito positiva.
O sistema é ótimo, e as peças fizeram um bom efeito sobre a mesa, com certeza um conjunto de miniaturas seria imbatível, mas na falta deste, as minhas peças foram muito além de meros marcadores de papel ou algo similar.

O sistema de jogo de BLACK POWDER é baseado em COMANDO, voce tem 3 brigadas, que são grupos de regimentos, uma em cada setor e comandadas por um lider com um valor de rank.
No inicio nós rolamos para conseguir algum bonus e distribuir ao bel prazer aumentando assim a qualidade de comando de um ou outro lider.
Eu consegui melhor somente um comandante com um unico ponto
e o adversário consegui 3 pontos que fortaleceu seu general supremo com 2 pontos e um lider de brigada com 1.
O GENERAL é o 4° líder e pode ordenar um regimento em uma brigada qualquer.

O líder que vai atuar pode enviar um ordem para um unico regimento, ou para alguns deles ou mesmo para toda a brigada de uma vez, ele rola 2d6 para testar sua eficacia de comando , e conforme o sucesso do teste ele consegue uma ordem simples, dupla ou tripla…. se FALHAR ele simplesmente não faz mais ordens neste turno, por tanto a escolha entre tentar ordens individuais ou uma unica para toda a brigada pode se tornar um dilema durante a partida.

Image

A BATALHA :
Os confederados começaram prejudicados no flanco direito do outro lado do rio pois seu comando não ordenou.
No centro a brigada da união avançou em coluna , uma formação muito vulneravel e também teve a sorte de não ver o inimigo agir com presteza, pode então reformar numa coluna de combate e abrir fogo contra o inimigo que avançava, sua cavalaria avançou fundo numa ponta de lança e carregou contra um regimento de infantaria que rompeu e se dispersou.

Toda a linha da união abriu fogo, canhões, mosquetes, então os confederados também dispararam e manobraram.
No flanco esquerdo a cavalaria confederada penetrou numa brecha entre as forças do acampamento yankee e um região mais ao centro, desviou o fogo dos canhões e atacou um regimento com tiros pelo flanco o que lhes permitiu fazer bastante dano na unidade que apesar de ficar desorganizada resistiu.

Então a união começou a sofrer revéses severos, muitos regimentos começaram a ficar abalados e desorganizados diante da massa de fogo de confederados, seus líderes falharam miseravelmente , e a união perdeu seu líder mais importante junto com toda a unidade de cavalaria na vanguarda.

Ambos os lados tinham duas unidades pequenas de escaramuçadores munidos de rifles com cano de alma raiada que atiravam mais longe e melhor.
Interrompemos a batalha para almoçar e não voltamos a ela para aproveitar o segundo periodo com mais algumas experimentações de wargames.
mas a conclusão foi :
BLACK POWDER é um senhor sistema de jogo !

Image

2) Wargame de Tabuleiro comercial :
Basicamente é um jogo de tabuleiro com tema e ares de jogo de guerra, é de fácil aprendizado e assimilação, a partida não dura muito tempo e serve bem para um entremeio em eventos ou encontros de jogos de guerra.

JOGO : BULL RUN
TEMA : GUERRA DOS CONFEDERADOS

SOAR : CONFEDERADOS
MÜLLER : UNIÃO

Mais um jogo que um wargame de fato, MAS, desta vez o Soar fez uma boa escolha, e ao contrário daqueles warboardgames meio enfadonhos este jogo me soou mais legal.
O tema específico das partidas de BULL RUN é um episódio específico que ocorreu durante a guerra da Secessão no século XIX.
O tabuleiro mostra á area onde ocorreu o conflito da ‘corredeira do búfalo’, e um dos lados deve cumprir seu objetivo de atacar a posição inimiga e obter certo nível de sucesso dominando áreas do mapa em um tempo determinado.
Depois de muito pelejarmos com a união além do rio dando bastante trabalho para os confederados e depois quase virando o jogo, no ultimo lance possivel a união voltou a dominar a segunda locação de vitória e venceu a batalha !

Image

3) Wargame de tabuleiro totalmente caseiro :
JOGO : FLYNG CIRCUS
TEMA :  Aviação de Caça na Primeira Guerra Mundial ( WWI )

SOAR : SOPWITH CAMEL – BEA5 ( Britânicos )
MÜLLER : FOKKER TRIPLANO – ALBATROZ ( Alemães )

Estreamos o meu jogo de combate de aviões da primeira guerra, CIRCO VOADOR ( nome surgido na época devido a intensa variação de cores nos aviões, principalmente os alemães )

E não é que a coisa foi bem?
mostrou-se ser um daqueles jogos muito divertidos e animados, que pode ser jogado com muitas pessoas e que pode ser aprendido na hora ! Digno de frequentar as festas da mais fina flor da CURITIBA LUDICA ( evento de boardgames que acontece periodicamente na capital Paranaense ) !
Necessita ajustes e refinamentos, naturalmente, foi a primeira partida, e o jogo todo foi criado em sei lá, duas semanas.

O sistema funciona com cartas, onde os jogadores escolhem secretamente as manobras que vão efetuar, então revelam-nas simultaneamente, se algum avião consegue mirar o inimigo ele faz sua ação de tiro sorteando entre as inumeras fichas de dano, que podem ocasionar pequenos ou grandes danos e até danos muito  particulares como apagar o motor do adversário por alguns instantes, ou provocar um incendio, as vezes não acontece nada porque tudo que o jogador consegue é emperrar sua metralhadora.

RELATO:
A caça começou, e os aviões rodopiavam daqui e dali, curvas e guinadas, rolagens sobre seu eixo seguido de loops para fazer a famosa manobra de IMELMAM, mergulhos com risco de falhas estruturais , e muitas rajadas de metralhadora …..
Tivemos duas colisões, ou quase pois os aviões conseguiram escapar com pouco dano….

A luta foi ferrenha e ao longo do combate o JASTA alemão foi levando a pior, o motor de ambas aeronaves foi avariado o que os fazia perder um nivel de altitude a cada rodada, finalmente o Sopwith Camel ao sair de uma curva viu o fokker triplano pouco abaixo na sua frente e abriu fogo derrubando o avião alemão, que se estatelou no chão.

O albatroz alemão estava envolvido num dogfight com o bea5 norte-americano, o sopwith estava manobrando para apoiar o amigo, então apos uma longa curva ele ficou de frente para o albatroz, ele estava longe mas o piloto ingles viu a oportunidade de ouro de acabar com a batalha, mirou o nariz do avião na direção do avião alemão e apertou o gatilho ….

nada aconteceu, a metralhadora dupla da aeronave inglesa emperrou !

manobrando daqui e dali os aviões foram forçados a desengajar porque o combustível e a munição estava acabando, mas os aliados tiveram uma vitória marginal no combate.

O CIRCO VOADOR esta aprovado !

Image

Image

Image
o ALBATROZ avariado mas resistindo, o CIRCO VOADOR em ação.

————–
SOAR,  nas linhas de batalha dos confederados em dois tipos de jogos muito distintos, no primeiro um tipico jogo de tabuleiro com bons ares de wargame, e abaixo um jogo semi-caseiro onde o sistema é comercial mas as peças são todas artesanais  :

Image

Image

o local é um velho bunker de guerra que chegou a ser sede provisória do Clube De Wargames E Miniaturismo Tropas Polares, e  já não existe mais, e onde podíamos nos esconder quando os bombardeiros inimigos se aproximavam)

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 21/06/2013 em Geral

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: