RSS

GUERRA DE BRINQUEDO = na Curitiba Ludica

29 jun

Por HerrMüller
Axis & Allies

E finalmente os bons ares do evento de tabuleiro Curitibano voltam a soprar na capital , nesta nova edição do CURITIBA LUDICA, levada a efeito no SESC AGUA VERDE, teve uma porção generosa de mesas e jogos de tabuleiro, e a nossa presença ‘fazendo alguma guerra’ de brinquedo por lá, com nossas miniaturas e sistemas de jogo.

Mais uma vez vou postar um relato de batalha do sistema FLAMES OF WAR, para Segunda Guerra Mundial, espero que não fiquem  enjoados, mas com o mudar das estações do ano eu garanto que outros relatos, com temas de outras guerras e periodos diversos vão aparecer por aqui!
Desta vez 3 jogadores, todos que foram membros do clube TROPAS POLARES de Wargames e Miniaturismo, participaram da peleja….
vamos ao relato e principalmente as fotos da mesma :

images

Um pouco curta, mas a sessão permitiu um pedaço de partida a 3 cabeças.
Daniel controlando os soviéticos invade uma vila em que os germânicos controlados por Furlanetto  e Eu estão cercados.
A partida não foi concluída mas o pouco que jogamos foi bem divertido e teve seus momentos emocionantes :

DANIEL – SOVIETICOS ( batalhão blindado )
FURLANETTO & MÜLLER ( companhia panzergrenadier )
MISSÃO : CALDEIRÃO ( uma força está cercada e deve resistir ao ataque inimigo, este deve tomar o local )

Image

O ruído das lagartas vem acompanhado de um estrépido que faz o chão tremer e chacoalha as folhas das árvores nos bosques ao redor da vila de Zarodyn.
Os alemães estão atemorizados e ordens expressas enviam parte do contingente para os bosques adjacentes ao vilarejo numa tentativa desesperada de flanquear o inimigo no mesmo momento em que estes aparecem nas bordas do campo…

O pelotão de infantaria enviado para armar uma emboscada nos bosques a leste é surpreendido pelo fogo massivo dos canhões autopropulsados SU-152, que com suas enormes cargas de munição de alto explosivo fazem um grupo inteiro de combate voar pelos ares, lançando corpos e membros decepados para todos os lados, o restante do pelotão olha atônito a cena de terror que se desenrola com seus camaradas da retaguarda e sem muito se deter procuram a proteção do bosque se ocultando entre as árvores…
Tão logo o menor pelotão de blindados T34 assoma de nordeste, os canhões germanicos 75mm de cano longo dos pak40 escondidos atrás das muretas de pedra e na linha de árvores daquele setor abrem fogo…. O inimigo é pego de surpresa e deixa um dos veículos fumegando na campina verde, o setor leste se acende com a batalha generalizada…

Image

Enquanto isto os panzers Stug no vilarejo manobram, com um contingente se deslocando para o oeste , enquanto uma enorme força blindada soviética avança pelo campo adiante em direção a cidade, ao notarem a movimentação dos stugs os soviéticos mudam a rota para sudoeste visando contornar os bosques na área, e solicitam apoio aéreo que não tarda a chegar, as bombas do unico Iliushin caem ao lado do panzer da vanguarda mas não logram atingir o alvo.

O tiroteio continua no setor leste, a frente entre os canhões anti-tanque e os T34 soviéticos, que na troca de tiros perdem mais um dos seus elementos, um dos canhões alemães é atingido em cheio por uma granada que deflete no escudo de metal e é salvo por pouco…. neste interím um dos stugs apoia os canhões disparando lá do interior da vila…

Image

A infantaria germanica no bosque não ve outra alternativa que carregar um assalto contra os pesado SU-152 na orla sul do bosque, eles saem do bosque e avançam com ímpeto, mas a situação é muito crítica, e os homens a pé vacilam diante dos monstros de metal, mais uma salva de canhão dos veículos com explosivos de alto impacto e dois pelotões são dizimados com um salto de 10 mortos em questão de segundos, a cena é terrível e confusa em meio a barafunda dos gritos e lamentos e a fumaça das explosões….

Image

Image

Mais uma surtida de apoio aéreo soviético vem sobre os germanicos, desta vez no epicentro do combate, com vistas a atingir as peças de canhão anti tanque, mas antes que a unica aeronave soviética consiga lançar sua carga os flaks alemães posicionados nas ruinas da cidade com sua sucessão ligeira de disparos derrubam o mesmo, que desce como uma pedra caindo proximo a um dos canhões do inimigo.
Os alemães agora obtém grande sucesso, os canhões anti tanque conseguem destruir mais um dos blindados T34, e o ultimo remanescente resolve abandonar a luta com o último tiro de apoio do stug na cidade que passa silvando sobre a torreta do veiculo, ele consegue recuar em segurança, mas o perigo daquela direção cessa por completo o que permite que as guarnições reposicionem e direcionem o fogo para a parte sul do bosque leste.
Os stugs na cidade também disparam nos blindados pesados na orla sul do bosque e o fogo massivo de todas estas armas consegue incendiar um dos monstros de metal e alarmar a tripulação de outro…
Com isto a infantaria germanica se enche de coragem para assaltar o inimigo, um soldado avança por trás se agacha e posiciona seu panzerfaust e dispara o rojão contra o veículo alarmado, o tiro atinge o compartimento de munição e o veículo explode em chamas !

Image

Image
o momento heróico que a infantaria destrói um blindado inimigo com arma panzerfaust

Image
panorâmica da situação tática final do combate

No outro setor, do lado oeste o grande pelotão de T34 cerca os stugs no bosque e na breve troca de tiros que se segue um dos blindados russos é colocado fora de ação….
Com as perdas severas os soviéticos resolvem recuar, e os alemães exultam, mas a batalha ainda não foi decidida, e tudo que resta aos germanicos é contar os mortos e tratar os feridos e esperar que os reforços cheguem antes da próxima surtida do inimigo.

DADOS TÉCNICOS :
– As rolagens soviéticas foram de muito azar em momentos decisivos, enquanto que os canhões anti tanque alemães tinham um poder de fogo excelente contra os T34 e satisfatório até mesmo contra os canhões autopropulsados pesados na orla sul do bosque, apoiado pelos stugs a batalha foi só sucesso naquele flanco….
Os SU faziam um estrago a cada vez que acertavam na infantaria, pois seus canhões com BUNKER BOOSTER não permitiam salvação para os frágeis homens a pé, mesmo assim isto não impediu que os germanicos promovessem assaltos contra os veiculos, falhando no moral na primeira tentativa, e conseguindo eliminar um dos veiculos com o disparo da pequena bazooka descartavel da infantaria ( o panzerfaust ), o que foi motivo de animação nas forças germanicas.
A aviação não conseguiu obter sucesso com suas rolagens azaradas, inclusive no contingente disponivel, de somente uma aeronave nas duas surtidas
No flanco oeste a coisa ficou bem indefinida, com um sucesso inicial dos alemães incendiando um tanque russo, mas a coisa iria apertar dali em diante pois eram uns 8 blindados russos contra 3 blindados alemães.
A partida iria ficar bastante emocioante se pudesse ter se desenvolvido até o fim, mas foi uma pena que a sessão do Ludica terminasse tão cedo ( 18hs ), entretanto começou bem cedo ( 9hs ) o que sugere que nestas condições vale a pena reservar o sábado para o evento e chegar cedo na parada.
Não vemos a hora de tentarmos uma nova batalha na próxima edição do formidável CURITIBA LÚDICA !

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 29/06/2013 em Geral

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: