RSS

Série de Suplementos de Pathfinder – Kobolds of Golarion

25 jul

Um suplementos para uma das raças mais queridas da fantasia medieval… com o habitual tratamento da Paizo.

Por Guido Conti

capa kol

Olá meus caros. Hoje comentei um livro que eu, sinceramente, não esperava muito, mas que me surpreendeu positivamente na quantidade de conteúdo interessante. Veja, quando eu jogo D&D 3.5 ou Pathfinder eu ando meio reticente em usar raças diferentes da humana. Até mesmo com raças clássicas como elfo e anão fiquei com uma certa resistência pois, embora elas tenham uma mentalidade de até fácil compreensão, pra mim é incômodo certos maneirismos que se tornaram suas marcas registradas. Sabe aquela sensação “Putz, não é assim que um elfo agiria”? Então, em se tratando de raças, qual foi a solução pra mim? Ou jogar com humanos (que não têm comprometimentos com nenhum aspecto de maneira tão determinista), ou jogar com uma raça que tenham comportamentos que me interessam interpretar, como os kobolds descritos em Kobolds of Golarion. Embora esteticamente os goblins ainda sejam uma raça que eu goste bastante, perto dos kobolds do mundo de Golarion, eles são meio antijogo. Isto se deve bastante, claro, ao aspecto lawful da índole geral do povo kobold. Grande Paizo, mandou muito bem!

Vamos ao livro?

Bem, apesar de tudo que oferece é um daqueles livros curtinhos. Tem 36 páginas apenas. Mas isso não diminui o que é ofertado. Logo no início temos o stat block geral da raça kobold pra você criar seu personagem jogador. Eles podem parecer uma raça fraca, mas o forte do kobold são as idéias associadas à raça. Em especial sua herança dracônica.

Após o index geral, passamos à parte da contextualização da raça em relação ao cenário de Golarion (“Kobolds on Golarion”). Comenta-se os hábitos sociais e psicológicos da raça como complexos e suas relações com os dragões. É uma parte interessante pra passar uma ideia geral da raça.

Segue-se para a seção “Life as a Kobold” que trata de aspectos biológicos e fisiológicos como o ciclo de vida médio da raça, trata de apresentar 3 teorias para o surgimento da raça no mundo de Golarion (dica: envolve dragões) e apresentação de racial traits alternativos aos básicos da raça. Alguns são muito bons.

Passa-se então à seção “Culture” que explica como a vida em comunidade é central para um kobold. Isso impede que um kobold possa viver fora de sua comunidade? Não. Mecanicamente também há a inclusão de regional traits para o jogador/mestre customizar como o lugar donde o kobold veio interferiu nas capacidades da personagem.

Na seção “Tribes” comentam-se as tribos de kobolds mais influentes no mundo de Golarion. Bem interessante, pois demonstra como elas podem ser bem diferentes umas das outras. Na seção seguinte “Worship” discorre-se sobre as divindades de preferencia dos kobolds. Asmodeus, Dahak e Nethys são as de mais destaque do panteão de Golarion. Como Nethys é uma divindade neutra, pode ser utilizada como desculpa para a criação de um kobold (ou uma tribo) que não se comporta de maneira essencialmente maligna, se assim for o desejo do mestre. Há a descrição de novos subdomínios na seção (radiação, emboscadas e armadilhas).

Na seção “Players Characters” temos a descrição de roles específicos para a raça e questões de alinhamento (meio superficial). Na seção seguinte “Coloration” discute-se como a coloração do kobold é importante (pois define de qual tipo de dragão ele descende, etc) e inclui a descrição de racial traits específicos.  Na seção “Traps” discute-se a utilização do feat Learn Ranger Trap e dá exemplos de armadilhas utilizadas pela raça (as armadilhas são instrumentos de ataque que a raça tem muita predileção). Em “Archetypes” descrevem-se arquétipos específicos para a raça sendo estes Dragon Herald (Bardo), Snare Setter (Ladrão) e Swarm Fighter (Guerreiro). Nada mal. Temos seções específicas de “Feats”, “Spells”, “Equipment” e “Magic Items”. Tudo com o tema kobold em mente. No fim do livro, para fechar bem o suplemento, temos um gerador aleatório de características para kobolds. Muito bem.

E voce me pergunta. “Guido este suplemento vale a pena?”. Sim, gostei muito mais desse do que os que comentei rapidamente na minha ultima coluna. Se você é consumidor regular dos produtos da Paizo, esse dá pra comprar sem medo. Bem legal.

Bom final de semana a todos!!

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em 25/07/2013 em RPG

 

Tags: , , , , , , , ,

4 Respostas para “Série de Suplementos de Pathfinder – Kobolds of Golarion

  1. dracobahamut

    25/07/2013 at 9:24 PM

    Hehehe, eu realmente gostaria que os ouros livros raciais fosse bons como o livro dos goblins e agora este dos Kobolds. Mas a cereja do bolo está chegando, um companion tão bom quanto o de Varisia na minha opinião. Breve.

     
    • guidoconti

      26/07/2013 at 9:44 AM

      Opa, se você souber de algo, divide com a gente Draco! Hehehehheheheheheh…

      Abraço colega!

       
      • Hebert Magno

        28/07/2013 at 1:58 AM

        Não posso falar. Suspense 🙂 Alias, acabei de ler um livro que será lançado até o fim do ano, que é de matar do coração todo mundo que curte o lore de Golarion e quer saber os segredos mais cabeludos. Esse vai ser spoiler.

         
  2. guidoconti

    29/07/2013 at 3:54 PM

    Opa, ficamos no suspense então! Que maldade! Hheheheheheheheheh

    Valeu pelo comentário rapaz!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: