RSS

O que é Free-To-Play?

06 ago

Recebi o console Ouya em minha casa, depois de brincar bastante com ele este fim de semana, fiquei com uma pergunta na cabeça: Qual o real conceito de Free-to-Play?
por Hugo Fernando

mojang-scrolls-free-to-play-news

Senhoras e Senhores.

No meio da semana passada eu recebi o console Ouya, um dos projetos de maior sucesso no kickstarter. Já adianto que gostei do brinquedinho e ele entrega o que se propõem em termos de hardware. Estou preparando um post para mostrar a criança funcionando.

Enquanto isto não acontece eu vou colocar uma questão que me desapontou com relação ao projeto e a Discover (como se fosse a Live ou PSN do Ouya)

Inicialmente, todos os jogos do Ouya seriam Free-To-Play.

Até este momento, o conceito “Free-To-Play” para mim era uma oportunidade de se entreter com um jogo completo e, se eu quisesse, poderia ter benefícios pagando por itens ou funcionalidades extras. Exemplo, vamos analisar o fenômeno Candy Crush Saga. O jogo é totalmente gratuito, atualmente as 440 fases estão disponíveis para todos, pagando ou não. Porém, se no meio do jogo, os seus movimentos acabam e você quer mais 5 jogadas extras para finalizar a fase, você paga um determinado valor e compra esta chance. Se não quiser gastar dinheiro, começa a fase do zero novamente. Resumindo, você vai jogar sempre o conteúdo completo, a opção de pagar é sua.

No Ouya nem todos os jogos são assim. Alguns exemplos:

Sonic 4

Somente a primeira fase está disponível, nada além disso.

01-Sonic-4

Canabalt

Você pode jogar 5 vezes, depois disso o jogo é bloqueado.

canabalt

Aplicativo Kayni

(Você pode jogar jogos do seu computador no Ouya, tablet ou Celular, como se fosse um terminal remoto, a idéia é espetacular mas da para melhorar um pouquinho).

A tela fica em tons azulados com o que está disponível.

kainy

Emulador SGNES

Se quiser ativar o modo Cheat (para os fracos) tem que comprar o aplicativo.

supergnes-android-nintendo-emulator

Bem, tem mais uma variedade enorme de jogos e aplicativos com estas mesmas limitações. Com a minha experiências de alguns anos jogando, neste primeiro momento entendo que o Ouya está nos entregando mais jogos DEMOS do que jogos Free-to-Play efetivamente!

Com o que foi colocado eu pergunto, sou somente eu que tenho esta visão deste conceito ou alguém mais compartilha este sentimento comigo?

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 06/08/2013 em Lançamento, Vídeo Game

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
