RSS

Mais uma vez a ladainha se repete…

20 ago

O caso do crime em São Paulo mais uma vez inicia um círculo vicioso sobre a questão do videogame incitar a violência. Acho que já vi este filme antes…
por Hugo Fernando

Video Games

Senhoras e Senhores.

Mais um crime acontece e mais uma vez o vídeogame é apontado como culpado. Já faz algumas semanas que o guri Marcelo Pesseghini foi acusado de matar a família, mas no último dia 16 de agosto, um advogado disse que o menino foi influenciado pelo jogo Assassins Creed! Leia aqui a matéria.

Não vou entrar na questão do crime em si, afinal, a história ainda está muito mal contada, porém o bode expiatório genérico já está definido, o VideoGame, aquele equipamento terrível que corrompe a juventude, é o culpado!

Com a sequência de coisas que acontecem eu me pergunto, será que esta é a desculpa mais fácil para estes problemas? Eu sei que a outra figurinha carimbada é o RPG! Por vezes acontece algum crime e lá vem o repórter todo pimpão dizendo que a assassino praticava “jogos de interpretação em que ele se passava por um vampiro”. Isso é sensacionalismo barato, legado do Gil Gomes!

O que me deixa preocupado é que se esta desculpa é rotineiramente apresentada, ela deve fazer sentido para as pessoas que não conhecem estes universos (Videogame e RPG). A maioria absoluta das pessoas utilizam os games como uma forma de descontração e lazer. Sei que existe jogos em que a violência é um dos atrativos (GTA V está chegando e não me deixa mentir), porém estes jogos são para adultos e não para crianças. Um dos problemas nesta situação é que os pais não acompanham e não sabem o que os filhos estão jogando, da mesma forma que muitos pais socam a galinha pintadinha em uma criança 2 anos para ter 3 minutos de paz e sossego, este comportamento se repete com o filho de 10 anos. Para ter alguns momentos de tranquilidade, faz vista grossa com relação ao que o piá está jogando desde que ele não encha o saco, tenho pena de quem pensa desta forma, isto não é bom para ninguém. Mas deste ponto, até falar que o videogame está influenciando alguém a matar outra pessoa tem muita estrada para caminhar.

Antes da minha conclusão desanimadora assistam um vídeo do Maurício Meirelles em que ele aborda este tema! Concordo com ele em gênero, número e grau!

Sendo bem sincero e honesto, eu já estou de saco cheio deste blá, blá, blá. Isto é um circulo vicioso.

Acontece um assassinato – O videogame é apontado como culpado – Um blog escreve um post indignado com a situação como se isso fosse mudar alguma coisa.

Esta é a sequência básica.

Voltaremos a conversar em alguns meses, quando acontecer outro crime e alguém indicar que o videogame é o problema. Segue o baile!

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 20/08/2013 em Vídeo Game

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: