RSS

GUERRA DE BRINQUEDO = Reduzindo as dimensões do jogo de mesa

21 jul

Russian_Tanks_AFV_28mm_Wargame_World_War_2_WW_IIPor HerrMüller

Como dizia o gÁucho : Não ta morto quem peleia ! Na cultura atual, com toda a tecnologia e modernidade, os temas da moda são fantasia e ficção, e até nos jogos de guerra, o último bastião de resistencia, os temas não tratam mais de Napoleão, Guerras  Mundiais, ou o Império Romano, as ‘histórias’ da vez tem naves espaciais e monstros mágicos como protagonistas….  e é cada vez mais difícil encontrar parceiros de jogo disposto a se debruçar sobre a mesa analisando as táticas militares a tomar com seu exército de miniaturas, se ele não contiver algum poder mágico, ou tecnologia futurista que lhe conceda poderes especiais… Mas, teimando e ‘peleando’ aqui e ali, ainda conseguimos resgatar alguns sobreviventes e manter vivo o segmento dos jogos de guerra com miniaturas com cunho histórico. Também por este motivo, da dificuldade toda em conseguir sustentar este ramo clássico dos jogos de guerra, é que montamos uma partida sobre uma mesa de jogo de tamanho reduzido, usando as mesmas miniaturas da escala de 1:100 para jogos da Segunda Guerra Mundial num campo de batalha com metade do tamanho , caindo do habitual 1,80 x 1,20 metros para 90 x 60 centímetros.Algumas adaptações para um sistema notório, no caso o Flames Of War, especialmente no que se refere as ‘medidas’ como movimento, alcance das armas , etc, e esta feito ! Uma mesa pequena, fácil de montar, com quantidade de peças fácil de transportar, que pode ser apresentada em mais lugares e ocasiões. As peças de cenário quase não sofreram alterações, basta reduzir as bases que formam um bosque, usando as mesmas arvores individuais sobre eles, os campo de cultivo também podem ter área mais reduzida, e as estradas e rios serem um pouco mais estreitos. Um detalhe particular pode ficar por conta em adequar regras para trabalhar com  o ‘contingente’ reduzido de cada exército, pois como serão normalmente usadas menos bases de miniatura.. Pode-se simplesmente rodar uma partida menor, mas também pode-se simular o mesmo contingente de uma partida grande em uma mesa grande, mudando alguma coisa nas regras e estatísticas das unidades. Nesta versão optamos por somente adequar as medidas para funcionarem na mesa reduzida, mas planejamos em próximas partidas de teste mexer também nestas questões de contingente. Este foi o resultado do

bar2 (1)
(imagens meramente ilustrativas)

BATALHA de ‘MINI’ FOW :

MINIFOW0714A

Ivan = Norte-Americanos
Müller = Germânicos

Os alemães se posicionaram primeiro, e tiveram a iniciativa no combate.
Movimentaram suas tropas em todas as frentes, avançando com uma infantaria e blindados no flanco esquerdo, blindados no flanco direito, e infantaria no centro.

O panzer Tigre subiu a colina e disparou sobre os Shermans postados do outro lado, mas sem sucesso, enquanto os canhões autopropulsados Stug avançavam para a estação telegráfica, os Shermans e Wolverines responderam ao fogo, e em breve tanques incendearam em ambos os lados, desafortunadamente para os alemães o tanque Tigre foi posto fora de combate logo no início do conflito, o que deixou os blindados germanicos em franca desvantagem daquele lado.

No flanco oposto os tanques modelo IV avançaram a frente da sua infantaria e foram assaltados por tropas de soldados com armas anti-tanque portateis, nenhum logrou sucesso em deter o avanço dos tanques e então os homens recuaram e procuraram abrigo no bosque daquele setor…
No centro a infantaria germanica se desdobrou posicionando uma metralhadora pesada atrás das moitas, que sem demora começou a matraquear sobre o inimigo do outro lado.
Os solados americanos naquele setor correram para a proteção do bosque e iniciaram a fuzilaria que paralisou o avanço da vanguarda de infantes alemães que pretendiam assaltar o objetivo designado, que era o próprio bosque.

MINIFOW0714B

MINIFOW0714C

MINIFOW0714d

Enquanto o blindados de ambos contendores chacoalhavam e gemiam sob o impacto das granadas no flanco direito, os panzers IV avançaram pela esquerda apoiados pela infantaria e contornaram o bosque na área e flanquearam as posições dos canhões de artilharia no centro, estes manobraram com presteza e responderam ao fogo do inimigo…
No combate que se seguiu naquele setor, dois blindados foram imobilizados com danos nas esteiras, mas continuaram a disparar sobre o inimigo, os panzergranadeiros travaram um combate aproximado com a infantaria inimiga, e logo esta foi batida e os sobreviventes tiveram que recuar…

Com o decorrer da tarde, os blindados norte-americanos limparam o setor direito da presença inimiga, mas antes que pudessem correr em auxilio dos demais setores, os Alemães haviam conseguido tomar o cruzamento na estrada, com sua infantaria de flanco, e apoiados pelo fogo de morteiro que fez recuar a guarnição do canhão no local.
No centro algumas unidades germanicas cavaram abrigos individuais na beira da estrada e respondiam ao fogo incessante dos norte-americanos que partia do bosque, metralhadoras matraqueavam de ambos os lados, e apesar dos norte-americanos sustentarem a posição tática daquele lado até ao chegar da noite, os alemães obtiveram a supremacia tática do campo de batalha após conquistarem o cruzamento viário.

MINIFOW0714e

MINIFOW0714f

Vitória dos Alemães.

DADOS TÉCNICOS :
Foi muito divertido, e deu para ter uma noção que polindo e esmerando a adaptação, da para deixar o  jogo perfeito para uma mesa pequena.
Na verdade da para fazer uma adaptação profunda, que pode gerar até um novo sistema, que se adequa e adapta com perfeição para estas dimensões, e é isto que vamos tentar fazer em outras partidas neste estilo.
Até lá.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 21/07/2014 em Geral

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: