RSS

Entretidos até a morte

06 nov

Esse é o título de uma música e disco de Roger Waters, e trata do fato de que nos dias de hoje estamos cheios de diversões, de atividades que nos tiram a atenção da realidade.

E quão evidente isto é no mundo nerd…

Sempre fico espantado com a infinidade de produtos que encontramos lidando com mundos fictícios, o que poderíamos dizer ser 100% diversão. Eu digo Star Trek, Star Wars, e você pode continuar falando mais dez universos que tratam tão somente de viagens espaciais. Se eu digo Tolkien e George Martin, vão lá mais cem autores que escrevem em universos pseudo-medievais, dos mais bem sucedidos aos menos.

Mas ainda mais espantoso é, dentro de cada um desses mundos, o que se encontra! Star Wars, digamos – os filmes, os desenhos, bonecos, camisetas, gibis… só a parte de livros escritos neste universo já é absurda de enorme. Um dia desses me emprestaram a primeira temporada de Star Trek, a original. São 29 episódios, cada um com aproximadamente 50 minutos. Se eu assistisse 1 episódio por semana – o que eu sequer teria tempo de fazer – eu levaria 6 meses para terminar, e isso que é apenas uma temporada! Lá pelo quinto episódio entreguei os pontos, embora sejam até interessantes. Se eu precisasse me colocar a par da Guerra dos Tronos para poder conversar com meus amigos, precisaria me internar por sei lá quanto tempo. Pior é que, quando eu saísse do isolamento, eu teria perdido alguma série nova que teria acontecido no meio tempo…

Entendo que precisamos de algum escapismo nesta vida – que a realidade diária pode ser cansativa e, como dizem, nada como um bom livro e filme para divertir. Porém, no mundo de hoje, isto virou um fim em si mesmo! Estar a par do último personagem morto na série Walking Dead, por exemplo… Dificilmente um nerd vai ver com bons olhos uma novela que passa na TV Globo… mais do mesmo, sempre os mesmos enredos – fulana descobre que João não é seu pai biológico, sicrana vê seu marido na cama com outra, Luis perde o emprego por ser homossexual etc. Sim, mais raso, impossível. E o novo livro da série “Legends” do Star Wars que conta como a Léia enfim… como Luke descobre que… você sabia que, na verdade, o Chewbacca é… caramba, isso não vai acabar nunca?

Enfim, parece que estamos tão cheio de entretenimento que a realidade não tem mais como entrar no nosso dia-a-dia. Seria esse o objetivo final de tudo isso?

 
Deixe um comentário

Publicado por em 06/11/2014 em Geral

 

Deixe um comentário

 
