RSS

Conheça o Concurso Desafio #FVM2015

25 fev

unnamed

Desafio Faça-Você-Mesmo de Produção de Jogos Independentes
Há 5 anos o Concurso Faça-Você-Mesmo de Criação de Jogos – FVM para os íntimos – propõe um carnaval diferente para as mentes criativas do RPG brasileiro: criar um jogo narrativo totalmente original, do zero, testando os limites do que pode ser feito com um jogo do gênero. Este ano não poderia ser diferente: na última sexta os temas instigantes foram liberados pela organização na página do concurso, e muitos autores já anunciaram que estão trabalhando para entregar suas idéias no próximo domingo, dia 22, quando acaba o prazo para a entrega dos rascunhos.
Ao longo do tempo, muitos autores independentes aceitaram o desafio e alguns dos jogos nacionais mais originais já produzidos saíram daí. Na primeira edição, em 2011, ficaram empatados John Bogéa, com seu Abismo Infinito, e Vitor Pissaia, com o Onírica; no ano seguinte John Bogéa repetiu a dose com o Mundo Perfeito; em 2013 o Rey “Ooze” Jr. nos presenteou com o Áureos e no ano passado Caio Romero e Guilherme Rodrigues empataram com o Factum e oViam Virtute, respectivamente. Todos eles foram disponibilizados gratuitamente pelos autores, na ocasião do concurso, e o Abismo Infinito chegou a ser publicado, pela editora Retropunk. Os outros ainda estão na fila para ganhar as páginas impressas, em parte por questões de mercado, mas também porque muitos jogos ainda carecem de um refinamento maior antes de poderem se tornar um produto de fato. Por isso, neste ano, o concurso veio com uma novidade para colocar mais lenha na fogueira do mercado nacional de RPGs: o Desafio FVM. Terminado o concurso tradicional – rebatizado de FVM Draft – vai começar uma corrida de longa duração, um concurso com um prêmio em dinheiro para aqueles autores que forem capazes de arregaçar as mangas e se dedicar à publicação do próprio jogo. Serão seis meses de um esforço conjunto, em que aqueles que já trilharam os caminhos da produção independente vão compartilhar seus mapas do tesouro, e, etapa por etapa, vão ajudar os participantes a desenvolverem e lançarem seus jogos comercialmente. Os participantes ganham pontos por avaliar e testar os jogos de seus concorrentes, fazendo da brincadeira um grande círculo de cooperação. Ao final, quem conseguir se destacar mais vai lucrar não só pelo prémio, mas também porque o processo de criação do seu jogo terá sido escancarado na internet, para quem quiser ver, e seu público em potencial já estará se formando.
Assim, já sabemos que haverá um lançamento de um jogo narrativo incrível esse ano, falta só saber como ele vai ser!
Mais informações na página do projeto. Ainda estão abertas as inscrições, e inclusive serão aceitas contribuições de quem quer que queria fazer uma aposta!
Notícias e debates sobre os jogos propostos podem ser encontrados na comunidade Indie RPG no facebook, que é um fórum movimentado na época do FVM.
Game On.
Agradecimentos ao Julio Matos pelo envio do release.
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25/02/2015 em Eventos, Geral, RPG

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: