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James Bond

03 jan

Em preparação ao novo filme de James Bond, fiz uma maratona e assisti, alguns novamente, outros pela primeira vez, aos filmes anteriores da franquia. Após muito sofrimento e ocasionais bons momentos, cheguei a algumas conclusões.

É importante ressaltar os critérios (ou gostos) que norteiam minhas opiniões. Creio que em um bom filme do espião James Bond é necessário haver boas cenas de espionagem. Espanto: há vários filmes em que nada disso ocorre, Bond sendo mais um policial ou quase um político em viagem. Não esqueçamos que 007 é para ser um dos maiores espiões do Reino Unido – e que muitas vezes é alguém incapaz de lutar desarmado, que erra todos os tiros, que é capturado que nem um imbecil, principalmente no início da série. Assim, disfarces bem feitos, armas secretas inteligentes, a busca por desbaratar planos maquiavélicos de países ou corporações inimigas valem como ponto positivo. Ao mesmo tempo, disfarces estúpidos, armas ridículas, e vilões paroquiais contam como pontos negativos. Independente dos planos, grandes vilões podem salvar filmes fracos, e maus vilões podem afundar bons roteiros; vilões que contam seus planos e, ao invés de matar Bond imediatamente, fazem planos mirabolantes para eliminá-lo, possibilitando fugas, também contam negativamente.

Para facilitar, irei tecer considerações ator por ator (considerando apenas os filmes oficiais da EON).

Sean Connery – Connery é tratado como o Santo Graal da franquia, geralmente por aqueles que nunca viram seus filmes. Sempre é repetido que ele teria desenvolvido a personagem Bond e que tudo depois foi mera cópia. Isso é um grande saudosismo. Ele é um ator bacana, mas mais carismático do que técnico ou variado. Seus filmes são extremamente misóginos e, muitas vezes, seu Bond é burro feito uma porta. Terrível nas cenas físicas, briga feito um bêbado. E, mesmo assim, é uma das sequências mais bem sucedidas da franquia.

Contra a opinião dominante, não considero Goldfinger o melhor de sua época (o livro também não é dos melhores de Ian Fleming). Para mim, o ponto alto é Thunderball, seguido de From Russia With Love, o mais próximo que a série chegou de fazer um filme verdadeiro de espionagem. Dr. No e Goldfinger são também filmes de qualidade – qualquer um desses quatro pode ser assistido sem receio, e são excelentes exemplos de por que a série é tão duradoura. Porém, Diamonds are Forever, apesar de uma primeira metade boa, descamba para o ridículo na segunda parte, e You Only Live Twice é muito ruim, um dos piores da série. O que é aquele disfarce de oriental?

George Lazenby – Fez um único filme, o melhor da série, On your Majesty Secret Service. O filme quintessencial do Bond, onde tudo funciona, com ação, itens bacanas, uma profundidade emocional rara, o melhor Blofled de todos, provavelmente o melhor vilão da série. Pessoal reclama que Lazenby não é um bom ator, mas não é como se Connery e Moore fossem grandes atores também.

Roger Moore – A sequência de filmes de Moore começa e termina com dois filmes abismais de ruins, Live and let Die e A View to a Kill – e que, coincidentemente, possuem, de longe, as duas melhores músicas de abertura da série, os clássicos de Paul McCartney e de Duran Duran. The Man With the Golden Gun seria terrível não fosse o mito Christopher Lee, que tornou Scaramanga um dos maiores vilões da série. Moonraker e Octopussy são um tanto ridículos, mas tem coisa pior. E dois filmes são muito bons: The Spy Who Loved Me e For Your Eyes Only – sendo este meu favorito da época, incrivelmente decente e com um roteiro e conclusão bem adequados à Guerra Fria. E uma Bond Girl inteligente e útil (acho que ela mata mais vilões que o próprio Bond), sem nome ridículo, sem o machismo de cultura de estupro que encontramos nos filmes de Connery.

Timothy Dalton – Quando eu era criança, adorava os dois filmes do Dalton. Vai entender. Vendo agora, é o menos Bond de todos os atores que passaram pela série. Parece que o cara não “pegou” a personagem. Ambos os filmes são fraquíssimos, sendo Permission to Kill um pouco superior (ou melhor, um pouco menos terrível) que The Living Daylights (ótimo título). Porém, Permission quase poderia ser um filme policial convencional, de tão poucos elementos de Bond possui. Colocassem o Chuck Norris no papel principal e seria um filme policial dos anos 80 como vários outros.

Pierce Brosnan – Creio que Brosnan é um ator bastante talentoso, e que, dado roteiros melhores, poderia ter sido melhor lembrado como Bond. Mas não era pra ser: seus quatro filmes representam o que há de pior na serie. Os aparatos são ainda mais ridículos que os piores da fase de Moore, os roteiros são forçados, os diálogos são de chorar. Não gosto de nenhum deles – Goldeneye, The World is not Enough e Die Another Day são terríveis. Tomorrow Never Dies também é bastante ruim, mas pelo menos tem um vilão original, com propósitos relevantes, interpretado por um grande ator, Jonathan Pryce. Não é a toa que os produtores da série decidiram mudar o conceito, mesmo com esses quatro filmes gerando lucros.

Daniel Craig – Meu Bond favorito. O ator que mais convence como espião, sempre desconfiado, sempre pronto, capaz de brigar, de atirar. Casino Royale é a salvação da série. Claro que os produtores não são bobos, e não queriam provocar choques tão grandes na franquia: com Quantum of Solace, Craig fez seu filme tradicional de Bond (isto é: um filme terrível de ruim). Skyfall milagrosamente é brilhante, apesar das cenas estilo Coringa do vilão (grande atuação de Javier Bardem, a propósito). Pessoal chato fala que o final do filme copia Esqueceram de Mim, mas não sabem que Esqueceram de Mim copia First Blood (primeiro filme do Rambo). Assim, Skyfall copia First Blood, o que não é nada mal. Spectre até que vai, meio que nível médio de Connery/Moore (o que, no fim, é um tanto baixo). Admirei No time do Die, que, embora não seja um grande filme de James Bond, é um grande filme do James Bond de Daniel Craig. Finalmente fizeram um ator vivenciar um arco, embora esteja um tanto descaracterizado. Torcer para que acertem o próximo ator.

Então, ficamos assim:

OS 5 MELHORES:

1 – For Your Majesty Secret Service

2 – Skyfall

3 – Casino Royale

4 – For Your Eyes Only

5 – Thunderball

Filmes bem bacanas, sem ordem:

Dr. No, From Russia With Love, Goldfinger, The Spy Who Loved Me, No Time to Die.

Filmes medianos, mas com excelentes vilões:

The Man with the Golden Gun, Tomorrow Never Dies.

O que soma doze filmes, quase metade da série. O resto é mediano ou ruim.

OS 5 PIORES (em ordem, mas nada escrito em pedra; é difícil fazer uma lista quando o material é tão desgraçado de péssimo):

1 – Live and Let Die

2 – You Only Live Twice

3 – Die Another Day

4 – Quantum of Solace

5 – The Living Daylights

 
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Publicado por em 03/01/2022 em Geral

 

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